quinta-feira, 1 de abril de 2010

Faltas acumuladas

A dúvida surgiu e eu vou tentar esclarecer.

Um jogador sofre falta, consegue continuar com a bola em seu poder e a sua equipa fica em situação privilegiada de fazer golo, concretizando-o.
Deve ou não ser contabilizada a falta acumulada?
O esclarecimento que obtive, nas formações que frequento, é o seguinte:
- Se não passarem mais do que dois ou três segundos e a jogada for a mesma, valida-se o golo e não se acumula a falta;
- Se dentro do mesmo hiato de tempo for obtido golo mas numa jogada diferente, valida-se o golo e acumula-se a falta.
Importa agora saber o que se entende por jogada, pelo menos á luz da explicação que me foi dada, então é assim:
- Se for o mesmo jogador a sofrer a falta e a marcar o golo, valida-se o golo e não se acumula a falta;
- Se for outro jogador a marcar o golo, valida-se o golo e acumula-se a falta.
Este é portanto o procedimento correcto a adoptar no decorrer dos jogos.
A minha opinião

Se me perguntarem se concordo, digo claramente que não, pois para mim o mais importante é o tempo, que não deverá ultrapassar os tais dois ou três segundos, até à obtenção do golo, e não o jogador que marca o mesmo, pois a equipa contrária já é castigada com a marcação do golo e ainda pode ser castigada com a acumulação da falta.
E mais, o significado de jogada, Dicionário Web, Português, acto de jogar, lance de jogo. Nas duas situações acontece tudo no mesmo lance de jogo, acto de jogar, ou não? Mas como não tenho poder decisivo, limito-me a cumprir com aquilo que está estipulado.

2 comentários:

  1. o que e marcado quando uma equipe acumula seis ou mais fautas, em um tempo do jogo?

    ResponderEliminar
  2. A partir da 5 falta acumulada, os pontapés livres directos que foram marcadas contra essa equipa transformam-se em pontapés da 2ª marca de grande penalidade*, situada a 10 metros da linha de baliza, sem barreira da equipa adversária.

    *se a falta acontecer entre a marca da 2ªgrande penalidade, 10 metros da baliza, e a baliza, o jogador executante escolhe o local de onde pretende marcar a mesma.

    ResponderEliminar