terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Questionário

1 – Que aspectos influenciam actualmente, quer pela positiva, quer pela negativa, o desenvolvimento do futsal no nosso distrito?

2 – Qual o nível competitivo das provas de futsal neste distrito?

3 – Existe formação suficiente a nível de treinadores, jogadores e dirigentes, para o bom desempenho das tarefas que lhes estão incumbidas?

4 – Como se deve classificar o desempenho da A. F. Évora, enquanto entidade organizadora e promotora das competições de futsal?

5 – Relativamente à arbitragem de futsal no nosso distrito, como se deve classificar o seu desempenho geral?

6 - Quais as medidas imediatas que se devem tomar para a divulgação e promoção do futsal eborense?
Deixem as vossas respostas no espaço comentários, deste artigo, obrigado.

6 comentários:

  1. 1- positiva: haver esta época 9 equipas a participar no campeonato distrital, haver campeonatos de Infantis, Iniciados, juvenis e juniores. O que é salutar e quer dizer que as pessoas estão a acreditar nesta modalidade.
    Negativo: Preços praticados pela AFE, Arbitragens muito fracas, horário dos jogos muito tardios, com nove equipas é desnecessário o Torneio de Abertura (é só custos) e pouca vontade da AFE em tentar impulsionar o futsal no nosso distrito.

    2- Nivel de 1 a 10, dou um 4. Não tenho um conhecimento muito aprofundado de todas as equipas, mas das 9 equipas, apenas 3 poderão ter alguma qualidade.

    3- Não, a nenhum nivel de que se fala, nem treinadores, jogadores (ainda, pois daqui a 2 a 3 épocas acredito que sim, se os clubes continuarem a formar jogadores) e dirigismo.

    4- Pessimo. O futsal é o parente "muito" pobre da AFE. Equanto não começarem a ter alguem na AFE a trabalhar exclusivamente para o FUTSAL ( resolver problemas, ir aos clubes ver a realidade dos clubes, aconselhar, promover a modalidade, resumindo, lutar pela modalidade.

    5- Muito má. Não há formação, a maioria não sabe as regras de futsal (nem o Aires que está há tanto tempo no futsal) e como não sabem a maioria das regras, contornam a situação sendo arrogantes e autoritários em demasia.

    6- Mudar rapidamente o horário dos jogos para as 16 / 17horas; um director da AFE deslocar-se todas as semanas a um pavilhão afim de ver e incentivar a modalidade; a AFE ajudar mais na publicidade dos jogos de futsal; Haver reuniões mensais na sede da AFE, entre os clubes e AFE afim de reverem o que está bem e menos bem....

    ResponderEliminar
  2. se achas que a arbitragem é má toma coragem e abraça a oportunidade de ser arbitro, pois só o sendo é que é que mostras quêm és e o que realmente vales...não olhes para o teu umbigo como o fazes como se fosses o mourinho ou o veiga que não ganhas nada com isso apenas mostra a falta de cultura que tens...não critiques mas faz algo para ajudares e não te olhes ao espelho que um dia podes não gostar da pessoa que te tornas-te...não basta ser tolerante, temos que respeitar quêm é diferente de nós...uma coisa te digo, nunca beneficiarei nenhum clube para alcançar a vitoria e quando abandonar a arbitragem ficarei com a consciência tranquila que fiz o meu melhor pela classe...e tu, será que tens a tua consciência tranquila??? desculpa este meu desabafo leonel mas por vezes temos que abrir os a quêm os teima fechar...abráço a todos vós do amigo Luis Aires

    ResponderEliminar
  3. meu "amigo" Aires eu apenas dei a minha opinião e não ofendi ninguem, pelo contrário dei ideias, não para dizer mal, mas sim para tentar dizer o que vai mal, ou o sr. julga que a arbitragem está bem? existe arbitros com formação em Évora? É mentira que por vezes voçe se excede e torna o autoritarismo em "regime da tropa", há que saber apenas falar com as pessoas... penso que me fiz entender.

    ResponderEliminar
  4. Na realidade a arbitragem do futsal em Évora não está nada bem, não adianta esconder pois é um facto evidente e incontornável.
    Apenas discordo da falta de formação. Que eu me lembre, já decorreram dois ou três cursos para árbitros de futsal, o que não existe é acompanhamento e actualização da formação.
    No futebol fazem-se duas acções de formação por época e ainda existem, quando os árbitros comparecem, sessões nos núcleos para actualização permanente.
    No futsal, por falta de todas estas condições, e, certamente, por outras razões, nem quadro distrital existe.
    Sendo por isso muito dificil, a não ser que se faça sozinho, manter uma actualização constante nos árbitros que tiraram os cursos e continuam a arbitrar futsal.
    O modo de actuar e encarar um jogo já depende de individuo para individuo, não se ensina, vai-se aprendendo e aperfeiçoando com o passar do tempo.

    ResponderEliminar
  5. Ao "Amigo" que fala no meu nome "Luís Aires" venho esclarecer que do meu curso de futsal ainda se encontram quase todos os árbitros no activo(Vitor Rego,Alvaro Prico,Manuel Quadrado,Jorge Carretas,Leonel Craveiro,João Batalha,João Marques,etc, ou seja, eu não sou o mais antigo como o sr. refere mas sim mais um!
    venho também dar a mão á palmatória pela resposta que o sr. deu a´minha resposta ao seu comentário...pois pensei que era mais um a criticar e não a tentar ajudar...o sr. não deve saber mas eu tenho 2 cursos de arbitro, um de futsal e o outro de futebol de 11 e passei com positiva nos 2 cursos! Escritas e fisicas!
    Ser arbitro não é nada fácil, pois as pessoas quando a sua equipa não vence tornam-se malcriadas, algumas ameaçadoras e agressivas!
    tenho na minha consciência que já errei mas quando o faço tento não repetir e estar mais atento, mas ambos sabemos que no mesmo lance á mais que duas opiniões diferentes mas só a do árbitro conta, pois é ele que têm que tomar as decisões...
    Em relação a ser arrogante e autoritário em demasia...pois lhe digo que não me conhece, quem me conhece sabe que sou amigo do amigo e por vezes faço das tripas coração para não expulsar dirigentes e jogadores do jogo, pois sei que a maior parte das vezes falam de cabeça quente e acabo por os perdoar para que o jogo não fique estragado por indisciplina...A 6 anos que ando na arbitragem e posso gloriar-me que tenho bastantes amigos no futebol e quando nos vimos é sempre uma festa! Mas também tenho consciência que á outros que assim não é e respeito a sua decisão!
    quanto ao resto...formação, horas dos jogos, policiamento, etc...quem me conhece sabe a minha opinião!
    Para terminar digo-lhe que para eu não faltar aos compromissos do futebol, faço das tripas coração e inclusive deixo de estar com os meus familiares para cumprir com as minhas obrigações como arbitro!´E por fim apenas lhe remato com um verso que os meus pais me ensinaram..."QUEM NÃO QUER SER LOBO NÃO LHE VISTA A PELE"...um abraço "amigo" e se tiver duvidas o amigo Leonel Craveiro têm este blogue para o esclarecer...BOAS FESTAS A TODOS È O MEU DESEJO E BONS JOGOS E BOAS ARBITRAGENS!
    Luis Aires

    ResponderEliminar
  6. AO SR. LUIS AIRES:O SENHOR ESTÁ APRESENTADO QUANTO MAIS FALA MAIS ERRA, EU GOSTAVA DE ESTAR FRENTE A FRENTE CONSIGO PERANTE OS SENHORES DO CONSELHO DE ARBITRAGEM E DA DIRECÇAO DA ASSOCIAÇAO PARA O SENHOR PROVAR AS MENTIRAS QUE DIZ NO RELATORIO QUE FEZ AQUANDO DO JOGO DE JUNIORES DA CASA DO BENFICA, SE DIZ QUE TEM A CONSCIENCIA TRANQUILA SO MOSTRA O SEU CARACTER POIS VOCE SABE QUE MENTIU DESCARADAMENTE NO RELATORIO, UM ARBITRO QUE É AGREDIDO FISICA E VERBALMENTE COMO VOCE DIZ E NÃO APRESENTA QUEIXA CONTRA O AGRESSOR? COM QUE CARA VAI VOCÊ APRESENTAR-SE NOVAMENTE A MINHA FRENTE? É A FALTA MAIS GRAVE QUE UM ARBITRO COMETE É MENTIR NO RELATORIO DE JOGO E VOCÊ COMETEU ESSA FALTA, COMO PODE DIZER QUE ESTÁ DE CONSCIÊNCIA TRANQUILA QUANDO ARRANJA FORMA DE PUNIR UM CLUBE E UMA PESSOA QUE NÃO LHE FEZ MAL NENHUM. VOCÊ SABE QUE EU NAÕ OFENDI NINGUEM E MUITO MENOS AGREDI E VOCÊ ESCREVEU ISSO NO RELATORIO DE JOGO, É PENA QUE A ASSOCIAÇAO TENHA A NOÇÃO DA SUA FALTA DE COMPETÊNCIA E PORQUE TEM POUCOS ARBITROS NÓS CLUBES QUE PAGAMOS TENHAMOS QUE AGUENTAR PESSOAS COMO O SENHOR. EU NUNCA OFENDI UM ARBITRO OU AGREDI E FUI PUNIDO POR UM CHORRILHO DE MENTIRAS QUE A SUA IMAGINAÇAO INVENTOU. JÁ PAGUEI POR UMA COISA QUE NÃO FIZ ESPERO QUE SE POR ACASO VENHA A APITAR A MINHA EQUIPA TENHA A OMBRIDADE DE A TRATAR COM RESPEITO E EM IGUALDADE COM O NOSSO ADVERSARIO.
    POIS SE FOR NOMEADO PARA OS NOSSOS JOGOS NOS VAMOS PEDIR QUE HAJA OBSERVAÇAO PARA PROVAR A NOSSA RAZAO OU TALVEZ VOCE SENDO OBSERVADO TENHA MAIS CONSIDERAÇÃO PELOS CLUBES E FAÇA ARBITRAGENS MAIS RAZOAVEIS. FIQUE SABENDO QUE SO NAO FUIMAIS LONGE COM ISTO PORQUE FINANCEIRAMENTE NÃO TENHO A FELICIDADE DE SER ARBITRO E GANHAR MAIS ALGUM, PORQUE SE NÃO VOCÊ TINHA QUE IR A TRIBUNAL PROVAR AS SUAS MENTIRAS. AINDA NAO TINHA FALADO NO ASSUNTO, MAS AGORA VEM VOCE FAZER DE VITIMA E ANJINHO QUANDO UMA PESSOA QUE FAZ O QUE VOCE FEZ NÃO MERECE O MINIMO DE RESPEITO DA MINHA PARTE, VOCE SABE QUE EU ESTOU A DIZER A VERDADE E PROVEI ISSO NO PROCESSO DISCIPLINAR, SÓ QUE PARA VOCE NAO PASSAR POR MENTIROSO ARRANJARAM FORMA DE DIZEREM QUE EU DISSE COISAS QUE NÃO DISSE E FICOU PROVADO QUE EU NAO O AGREDI,POR ISSO EU PERGUNTO MENTIU NUMA PARTE E NA OUTRA DISSE A VERDADE? RESPOSTA : MENTIU NO RELATORIO TODO. ROGERIO LAGARTO

    ResponderEliminar