sábado, 27 de dezembro de 2008

Portelense vs Nucleo Futsal Mora

Para esclarecer quem possa ter ficado com alguma duvida sobre o lance que ocorreu aos 19 minutos da 2ª Parte, com o jogo empatado a dois golos.
O jogador da equipa visitante, ao executar a marcação de um pontapé livre, falta acumulada, da segunda marca de grande penalidade, situada a uma distância de 10 metros da baliza, jogou a bola para a frente e para a esquerda, sem intenção de marcar golo, surgindo um colega que rematou e introduziu a bola na baliza adversária. O jogo foi interrompido e a equipa visitante foi sancionada com a marcação de um pontapé livre indirecto, não sendo, como é óbvio, validado o golo.

Explicação, basta consultar as Leis de Jogo, Lei 13 (antiga Lei 14), Faltas Acumuladas.

“Procedimento (para a sexta falta acumulada e seguintes)
O jogador que marca o pontapé-livre deverá executá-lo com a intenção de obter golo e não poderá passar a bola a um colega de equipa.
Depois da execução de um pontapé-livre, nenhum jogador poderá tocar na bola sem que esta tenha sido tocada pelo guarda-redes, tenha ressaltado dos postes ou da barra ou tenha saído da superfície de jogo.”

9 comentários:

  1. Isto promove o nosso Futsal, esclarecimento, para que não haja duvidas, pois no pavilhão ouve muita gente com duvidas, uns pensavam que tinham sido prejudicados inclusive treinadores e dirigentes, outros que tinham sido beneficiados. Quando poder apareca no nosso distrital!!! Felicidades.
    JI

    ResponderEliminar
  2. Sr JI, qual distrital?
    Eu por Évora vou arbitrando, quando não sou nomeado pela FPF, não depende de mim.

    ResponderEliminar
  3. Noutros distritais só se for ver algum jogo.

    ResponderEliminar
  4. Só é pena não esclareceres os outros erros que tiveste não é?como o penalty assinalado a favor da equipa de portel ou expulsão do jogador do mora e algumas faltas escandalosas que ficaram por assinalar contra o portel,sim,porque quem não sabe inventa...

    ResponderEliminar
  5. Pois bem. O meu amigo quer esclarecimentos e eu dou.
    Penalty a favor do Portel, o unico erro foi a forma tardia de ter apitado a infracção, pois a rasteira existe, não deixa margem para duvidas e aconteceu dentro da área de grande penalidade.
    A expulsão, num lance normal de disputa da bola, um jogador de Portel acabou por pisar um adversário, que teve a reacção que o meu amigo viu, até poderia expulsá-lo com vermelho directo, se entendesse naquele gesto uma agressão, mas optei pela advertencia por comportamento anti-desportivo, como o jogador já tinha sido advertido foi expulso pela acumulação.
    Noutros lances em que possa ter errado, é normal num jogo de futebol acontecerem os erros, tanto de jogadores como de árbitros, até grandes penalidades se falham, ou não?
    Nunca ouviu dizer que, perfeito não é aquele que não erra, mas aquele que erra menos.
    Abraço.

    Já agora, não vão pelo caminho da desculpabilização com os árbitros, esse é o mais fácil e não resolve nada. Aproveitem os bons jogadores que possuem e divirtam-se a jogar Futsal.

    ResponderEliminar
  6. o numero 6 do portel nem era para ter acabado o jogo... ou era meu amigo...

    ResponderEliminar
  7. Já nem sei quem era o número 6 do Portel. Nem sei quem é o meu amigo, não se identificou!!!

    ResponderEliminar
  8. O jogo de Portel,já faz parte do passado,o sr. Leonel até pode ter errado em alguns lances e durante o jogo todos nós podemos errar,falhar um lance de golo,fazer um frango ou até mesmo dizer o que não se quer devido á adrenalina do jogo,ponto assente é que a equipa de Mora não ganhou porque cometeu erros que se pagam caro,2 golos consentidos,2 livres de 10m falhados,1 penalty falhado,entre outras situações flagrantes..... Há jogos e jogos e só não erra quem não está lá...
    um abraço

    ResponderEliminar
  9. Apoio as palavras do mister... Lic 8 :)

    ResponderEliminar