segunda-feira, 15 de março de 2010

SINALÉTICA

Só uma achega sobre este assunto.

Fala-se de arbitragem, dos erros dos árbitros, do desconhecimento das regras, enfim, de um sem número de situações que ocorrem todos os fins-de-semana no nosso distrital.
Na certeza absoluta de que sempre defendi e continuarei a defender os árbitros, criticando-os e aconselhando-os pessoalmente, não deixarei, sempre que seja possível, de deixar algumas dicas.

Em qualquer modalidade, a imagem é fundamental para quem quer assistir a um bom jogo ou espectáculo, nesse aspecto a sinalética do árbitro de futsal tem que ser uniforme e de acordo com aquilo que está estabelecido. Peço então à rapaziada que faça um esforço para se abstrair do futebol de 11 quando arbitra futsal, eu sei que não é fácil, mas com um pouco de esforço não custa nada.
Alguns exemplos que tenho visto: na sinalética de pontapé de linha lateral, esqueçam-se que não têm nenhuma bandeirola na mão e baixem o braço, horizontal ao solo; na marcação de faltas não entrem de imediato na superfície de jogo, façam a sinalética e só depois, caso seja necessário colocar os jogadores à distância, entrem na mesma; no pontapé de saída, em simultâneo com o apito, apontem com um dos braços na horizontal para o centro da superfície de jogo.

Não se esqueçam que este espaço é para ser utilizado para qualquer dúvida que tenham, podem enviar um comentário, com o vosso endereço, que eu não publico mas respondo em particular, ou podem deixar uma dúvida que possa esclarecer outros colegas e será publicada para leitura geral.

Boas apitadelas.

PS: Estou farto de percorrer quilómetros sozinho, nos jogos das competições nacionais, vamos lá arranjar entusiasmo e força de vontade para levar alguém a subir e poder arbitrar uns jogos comigo antes do meu abandono, ok?

3 comentários:

  1. Caro amigo e colega Leonel.

    Estes esclarecimentos são e serão sempre bem vindos, a tua ajuda tem sido de extrema importância para todos nós.

    Espero me encontrar mais vezes contigo, aqui e se possivel mais acima.

    Um abraço, Pedro Lopes

    ResponderEliminar
  2. porra pá, já andas pensando na reforma

    Jeremias

    ResponderEliminar
  3. Só não me reformo se me deixarem fazer equipa contigo.
    És uma espécie de talismã a lançar "putos" no topo da arbitragem, pode ser que assim eu também suba.
    Abraço.

    ResponderEliminar