terça-feira, 20 de outubro de 2009

Pedro Pereira, Treinador do Almansor FC

1 – Qual o principal objectivo desportivo traçado para esta época?
Pedro Pereira – O principal objectivo para esta temporada é fomentar a formação no clube de forma a conseguir garantir a continuidade do clube por muitos anos, no que ao campeonato diz respeito, gostaria que a equipa lutasse pelos 4 primeiros lugares da tabela, pois seria um grande avanço tendo em conta a história recente do clube. Pretendemos também como objectivo mínimo atingir a meia-final da Taça de Évora.

2 – Qual ou quais as maiores dificuldades para se conseguir motivar um grupo de jogadores, equipa, a atingir esse objectivo?
Pedro Pereira – O Futsal é extremamente amador no nosso distrito comparativamente a outros distritos bem perto do nosso, por isso penso que os jogadores têm que adorar a modalidade para jogarem aos fins-de-semana a horas em que todos já jantam com os amigos e se divertem pela noite fora. Como tal entendo que por vezes é mais difícil colocar os jogadores com os pés na terra e chama-los á razão para as dificuldades de uma prova que vai ser muito equilibrada. Julgo que no fundo todos os jogadores de todas as equipas neste momento só pensam em ganhar e não consideram objectivos mais baixos.

3 – Que outras dificuldades existem para se conseguir manter uma equipa em competição?
Pedro Pereira – É realmente muito difícil tendo em conta a ausência de patrocínios interessados numa modalidade que por enquanto não dá muito retorno, e os valores astronómicos que se pagam ao nível da Associação e Federação não são adequados á realidade da modalidade. Penso que esta é sem dúvida a grande dificuldade dos clubes.

4 – Quais os aspectos positivos que mais vos ajudam a ter esperança em conseguir manter o futsal na vida dos clubes e dos seus praticantes?
Pedro Pereira – Sempre trabalhei com formação no futsal e a vontade que os miúdos e miúdas empregam nos treinos e nos jogos da modalidade é o que me faz achar que o Futsal ainda tem pernas para andar. Certos miúdos e miúdas participaram em campeonatos com 3 e 4 equipas ou participaram no distrital de Santarém o que implicava deslocações enormes e desgastantes. Esses miúdos e miúdas continuam no futsal de corpo e alma, sempre com um entusiasmo contagiante e isso tem de dar confiança aos dirigentes e treinadores para cada vez mais trabalhar e dar condições para a modalidade se expandir e os miúdos crescerem como praticantes assíduos desta paixão que todos temos que é o Futsal.

5 – O que falta, neste distrito, para elevar o futsal a níveis competitivos e participativos mais interessantes, à semelhança daquilo que acontece noutros distritos?
Pedro Pereira – Sinceramente julgo que com duas pequenas alterações o Futsal superaria em poucos anos o Futebol de 11, e não estou a ser arrojado, apenas constato que todos os anos a modalidade evolui e vê os seus praticantes aumentarem, então se a Associação conseguisse promover mais a modalidade realizando os seus encontros a horas mais apropriadas á semelhança do que acontece nos nacionais, e se conseguir reduzir os custos dos clubes, adicionando incentivos ás equipas á semelhança do que acontece em outras associações, certamente não tínhamos um campeonato de 10 equipas, mas sim muitas mais.
Um clube que aposte na formação e que no total consiga atingir um determinado número de atletas deveria ter uma recompensa e não o que acontece neste momento que quantos mais atletas estão num clube mais são as despesas, o que leva não ao desenvolvimento mas sim á extinção.

6 – A nível organizativo, existem alguns aspectos que gostariam de ver melhorados?
Pedro Pereira – Penso a esse nível não estamos assim tão mal. Com a entrada do coordenador Óscar Tojo, julgo que evoluímos no aspecto organizativo. Melhorias existem sempre a fazer mas nesse aspecto não acho que estejamos muito diferentes das outras associações.

7 – Relativamente à arbitragem, como classificam a mesma ao longo das últimas épocas e quais as perspectivas para esta que se inicia?
Pedro Pereira – Em relação à arbitragem, tenho uma opinião muito própria. Na minha maneira de ver não acredito em premeditações nem em intencionalidade de fazer mal. Tal como os treinadores e os jogadores, eu quero acreditar que os árbitros também andem nisto por prazer, pois não é certamente pelo dinheiro que recebem. Acredito que tentam sempre fazer o melhor, mas tal como todos os outros intervenientes á uns melhores e outros piores. Acho que existe uma grande falta de formação no que ao futsal diz respeito, pois grandes erros que aparecem durante os jogos não são claramente por má fé ou por favorecimento de A ou B, são sim por dúvidas na aplicação de leis. Já vi treinadores a explicar regras durante as partidas a alguns árbitros. Em suma penso que não é pela arbitragem que o futsal é melhor ou pior, mas espero que existam melhores bases e que isso se traduza num menos número de erros.

Um último desafio, quais as classificações finais das diversas competições, se não quiserem ordenar todas as equipas enumerem só a primeira e a última, como é óbvio, devem ordenar a equipa que treinam.
Pedro Pereira – Sem dúvida vamos ter dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos.
Tenho de eleger a Casa do Benfica de Vendas Novas, pelo que fez no ano passado como principal candidata a vencer todas a competições, junto a essa formação o SIMMorense que mesmo estando a fazer uma pré temporada mais fraca mostrou no ano passado que é equipa para lutar em qualquer competição e o Juventude de Évora, porque conta nas suas fileiras com os jogadores mais experientes da competição e orientados pelo Luis Papança que é o treinador mais conceituado do nosso distrito,e uma equipa que ele treine não consegue jogar mal.
Depois coloco mais três formações nos lugares seguintes, o Almansor, o Évora Futsal e o Portel, pois nos casos do Évora Futsal e do Portel, sabemos de antemão que são equipas que sabem o que querem e têm qualidade para trabalhar, no caso do AFC, ao contrario do que dizem, não somos candidatos a mais do que a tentar ganhar todos os jogos, o Almansor misturou este ano jogadores que se classificaram em 7º e 8º lugar, como tal não vejo o porquê de nos nomearem candidatos mas sentimo-nos felizes por isso… Tenho duvidas em relação ao AJES pois no ano passado foram capazes do melhor e do pior e sei que contam com novos atletas, dai não consigo enquadrar o AJES numa possível classificação. O Alcáçovas AC sei que perdeu jogadores e para mim vai ser uma incógnita, tal como Borba e Cabeção, equipas que ainda não conheço.

Poderão deixar também um último comentário à vossa inteira descrição.
Pedro Pereira – Quero deixar aqui o desejo de que todas as equipas posam contribuir para o desenvolvimento do Futsal no Distrito proporcionando grandes jogos.
Enaltecendo a participação de todos os que neste “forúm” participaram, dando valor ao trabalho do Leonel que está a realizar um bom trabalho na promoção do nosso campeonato.
Desejo também ao Leonel que tenha uma temporada ao nível do que tem feito pois isso já ter uma temporada excelente e plena de competência.

Sem comentários:

Enviar um comentário