terça-feira, 20 de outubro de 2009

Énio, Treinador do Núcleo Futsal SIMMORENSE

1 – Qual o principal objectivo desportivo traçado para esta época?
Énio - O principal objectivo da equipa do Núcleo passa por ficar novamente nos lugares cimeiros da tabela classificativa,tambem na taça de Évora esperamos atingir pelo menos as meias finais.

2 – Qual ou quais as maiores dificuldades para se conseguir motivar um grupo de jogadores, equipa, a atingir esse objectivo?
Énio - Quanto a dificuldades, penso que poderão aparecer realmente se os resultados não forem positivos, é certo que por vezes as vitórias tambem podem ser um problema, criam por vezes excesso de confiança nos jogadores o que é prejudicial, depois há tambem a entrada de novos jogadores que estão pela primeira vez a jogar futsal, mas estou certo que todos os colegas que ficaram da época passada estão a tentar ajudar a sua integração da melhor forma.

3 – Que outras dificuldades existem para se conseguir manter uma equipa em competição?
Énio - As dificuldades existentes em Mora são principalmente a nivel financeiro,penso que é um mal que afecta muitos clubes no nosso distrito,a nivel de material de treino por exemplo ás vezes há que improvisar, visto que como o clube não tem muito apoio é dificil conseguir verbas para comprar esse mesmo material.Ainda não tenho a certeza mas parece que nesta época desportiva vai haver policiamento em todos os jogos,se assim for, vai tornar as coisas bem mais dificeis para os clubes.De qualquer forma quero deixar umas palvras de apreço a toda a direcção do Núcleo que tem feito de tudo para a equipa ter melhores condições de trabalho,tambem um agradecimento a todos os patrocinadores do clube.

4 – Quais os aspectos positivos que mais vos ajudam a ter esperança em conseguir manter o futsal na vida dos clubes e dos seus praticantes?
Énio - Os aspectos mais positivos na equipa do Núcleo é a amizade que une toda a equipa desde jogadores,treinadores e directores,é um ambiente muito saudável.

5 – O que falta, neste distrito, para elevar o futsal a níveis competitivos e participativos mais interessantes, à semelhança daquilo que acontece noutros distritos?
Énio - Falta talvez um pouco mais de atenção por parte da AFE,deviam rever os horários e os dias dos jogos,á equipas que por exemplo mudam os seus jogos em casa para a sexta feira, a AFE devia consultar os outros clubes pois não é facil por vezes conseguir ter jogadores disponiveis para jogar num dia de semana,por outro lado os jogos aos sábados ás 20H é tambem um pouco tarde,mas tambem percebo a parte que toca a AFE,com os poucos árbitros de futsal existentes nos seus quadros e muitos desses árbitros a ter que apitar jogos de futebol 11 não é facil solucionar o problema.AFE devia tambem incentivar os clubes de futsal a apostar mais na formação.

6 – A nível organizativo, existem alguns aspectos que gostariam de ver melhorados?
Énio - A nivel de organização penso que a AFE deveria baixar o valor das inscrições,as equipas de arbitragem deviam comparecer nos jogos completas(com cronometrista), e tambem acho que os árbitros deviam tentar ajudar mais os jogadores durante os jogos,falando sobre as regras do jogo.

7 – Relativamente à arbitragem, como classificam a mesma ao longo das últimas épocas e quais as perspectivas para esta que se inicia?
Énio - Relativamente á arbitragem da ultima época,continuo com a minha opinião,há alguns árbitros de muito bom nivel,mas há outros que podiam pensar um pouco mais na forma com actuam,e na forma como abordam os elementos das equipas.Quanto ás prespectivas para esta época penso que com o curso de árbitros de futsal que decorreu,não haverá tanta mistura de regras de futsal e futebol 11.

Um último desafio, quais as classificações finais das diversas competições, se não quiserem ordenar todas as equipas enumerem só a primeira e a última, como é óbvio, devem ordenar a equipa que treinam.


Énio - Primeiro que tudo espero que a equipa do Núcleo Futsal SIMMORENSE consiga atingir os seus objectivos,quanto a classificações penso ser um pouco cedo para classificar todas as equipas,no entanto aponto algumas equipas como sendo candidatas aos lugares da frente da tabela classificativa,a CB Vendas Novas fez uma excelente época e estará concerteza novamente forte,a equipa do Almansor tambem parece ter um excelente grupo comandado por um excelente treinador o Pedro Pereira, e não esquecer o Juventude Évora comandado por o Luis Papança,um dos melhores treinadores do nosso distrito.Todas as restantes equipas merecem o meu respeito e irá ser concerteza um campeonato muito competitivo.



Poderão deixar também um último comentário à vossa inteira descrição.

Énio - Como comentário final queria desejar a todas as equipas as maiores felicidades para a nova época,e desejar-lhe tambem a si Leonel muita sorte para a sua época desportiva e felicidades para o seu blog.


Abraço,Énio.

Sem comentários:

Enviar um comentário