segunda-feira, 19 de outubro de 2009

José Isaías, Treinador do Portelense

Estas foram as questões colocadas a quem participou no desafio aos treinadores.

1 – Qual o principal objectivo desportivo traçado para esta época?
2 – Qual ou quais as maiores dificuldades para se conseguir motivar um grupo de jogadores, equipa, a atingir esse objectivo?
3 – Que outras dificuldades existem para se conseguir manter uma equipa em competição?
4 – Quais os aspectos positivos que mais vos ajudam a ter esperança em conseguir manter o futsal na vida dos clubes e dos seus praticantes?
5 – O que falta, neste distrito, para elevar o futsal a níveis competitivos e participativos mais interessantes, à semelhança daquilo que acontece noutros distritos?
6 – A nível organizativo, existem alguns aspectos que gostariam de ver melhorados?
7 – Relativamente à arbitragem, como classificam a mesma ao longo das últimas épocas e quais as perspectivas para esta que se inicia?

Um último desafio, quais as classificações finais das diversas competições, se não quiserem ordenar todas as equipas enumerem só a primeira e a última, como é óbvio, devem ordenar a equipa que treinam.

Poderão deixar também um último comentário à vossa inteira descrição.

O primeiro a responder e, como tal, a ser publicado, José Isaías Treinador do Portelense, obrigado pela participação.

“1 - A AAPortelense tem como principal objectivo a tentar lutar pela vitória em todos os jogos que participa, crescer em relação ao ano anterior.
2 - A principal dificuldade está época foi em formar um grupo de jogadores que nos deem algumas garantias e podemos continuar a crescer dentro desta modalidade, é um grupo muito mais jovem, metade nunca praticou futsal, temos que voltar ao inicio e isso pode motivar os mais novos, pois estão a descobrir novas coisas, mas também pode não motivar tanto os com mais conhecimentos da modalidade.
3 - As principais dificuldades numa vila pequena com Portel, clube com poucos meios financeiros, dificuldade em recrutar jogadores
4 - Como disse anteriormente a vila é pequena, poucos meios financeiros, isto para funcionar tem que sem na base de uma grande amizade e união entre os jogadores, directores e treinadores, responsabilisando-se cada um pelas suas tarefas, para que tudo possa correr dignamente.
5 - Parece-me que no distrito de évora o futsal continua a ser uma pedra no sapato da AFE, pois já vou na quinta participação como treinador em campeonatos de futsal organizados pela AFE, nunca vi uma medida de promoção e valorização desta modalidade, vejamos: - Preços de inscrições; - Horários dos jogos; - Quadro de Arbitros de Futsal, acha que isto promove o nosso futsal? nós fazemos o que podemos já tentamos mudar os nossos jogos em casa para a Sexta-Feira 21,00 horas, para evitar jogar ao sábado no mesmo horário em que as televisões transmitem em directo os jogos dos grandes clubes portugueses e também os jogadores ficam libertos para o fim de semana. Sabe como é essa rapaziada....
6 - Já disse quase tudo anteriormente, mas gostava principalmente que não se repetissem os cenas do ano anterior, policamento e equipa de arbitragem completa com cronometrista, mas não podem ser só os clubes a suportar todas estas despesas, aí é que a AFE poderia promover esta modalidade, baixando o preço das inscrições, aumentando a taxa associativa, e dar as condições que existem em todos os campeonatos distritais.
7 - Amigo Leonel, quando as coisas correm mal a culpa é sempre do arbrito, mas alguns arbitros que só andam neste distrital para receberem uns euros misturando regras do futebol 11 com o futsal e complicando a vida a quem tenta levar esta modilidade para a frente, mas existem três arbritos que na época passada me agradaram, tecnicamente bons, mas dois falham disciplinarmente. As perpectivas ou desejos são que a época fosse perfeita, sabendo que é impossivel, espero tenham aprendido com os erros do passado e que melhorem.

Classificações finais, não conhecimentos de todas as equipas para poder prespectivar a classificação final, mais tarde tentarei responder a essa questão.

Como comentário final, espero um temporada desportiva cheias de exitos para todos os participantes, ao Leonel que continue a promover esta modalidade, e distrito de évora através das suas arbitragens, apareça sempre que poder na nosso distrital, pois ele precisa de si.”

Sem comentários:

Enviar um comentário