sábado, 9 de maio de 2009

Provas dos candidatos a Árbitros de Futsal

Provas concluídas com bastante sucesso.

A Arbitragem deste distrito precisa do vosso contributo para a significativa melhoria da modalidade no seu todo, vamos começar nós, árbitros, por dar o exemplo, formando, aprendendo e trabalhando para progredir na carreira.

Vamos aguardar também que os clubes se preocupem com a formação dos seus treinadores, pois, segundo fui informado, não está a decorrer nenhum curso de treinadores por falta de candidatos. Nesses cursos também se aprendem as Leis de Jogo de Futsal. São conhecimentos fundamentais para quem dirige uma equipa e os quer transmitir aos seus jogadores, evitando muitas críticas, duvidas e confusões.

Não existem competições sem equipas e sem árbitros, e todos devem dar o melhor em prol da modalidade.
Se servir de exemplo, basta consultar os resultados das nossas equipas, Juniores, Juvenis e Seniores Feminino, nas Taças Nacionais, para perceber que ainda temos um longo caminho a percorrer para chegar ao nível competitivo e formativo doutras associações.

4 comentários:

  1. É uma pena não haver curso de treinadores de futsal.

    Estava mesmo interessado em ter novos conhecimentos.

    Só estavam inscritos sete candidatos, dois deles o treinador do SIMM e eu(GR do SIMM).

    O ano passado tirei o curso de futebol de 11 e tive 19.3 valores no teste "Leis de Jogo". :D

    Pena a Associação não feito o curso só mesmo com estes sete candidatos.

    Tb temos de ver que existem poucas equipas no nosso distrital de futsal.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Amigo Leonel.

    Consulto regularmente o teu blog, apesar de, como sabes, a minha relação com o Futsal seja de simples espectador.
    Achei este Post a altura ideal para comentar...

    Primeiro para obviamente enaltecer tudo aquilo que tens feito pela arbitragem do Futsal deste distrito. Tens sido o maior (e talvez mesmo o unico) impulsionador. Depois porque espero que de facto o "nosso" João consiga ir ao Nacional...e espero também que ele peça a tua ajuda porque terás muito com que o ajudar!! Com o teu apoio e de homens como Bento Marques ou mesmo Bernardo Siquenique nao tenho duvidas do seu sucesso!

    Deixo-te um grande abraço e um excelente resto de época.

    Hugo Quintino

    ResponderEliminar
  3. Amigo Hugo Quintino.

    São palavras como as tuas que me fazem e obrigam a ser "teimoso".
    "Teimoso" porquê?
    Porque hei-de conseguir arbitrar jogos, nas competições nacionais, com uma equipa de arbitragem do nosso distrito. Não estou, de todo, descontente com a equipa que formei com o João Barracas e com o Bruno Lourenço, da A F Portalegre, aliás, já lhe agradeci o convite pessoalmente e neste blog. Mas o objectivo de ter mais alguém nos quadros da FPF há-de ser conseguido.

    Já o disse, repetidas vezes, podem contar sempre comigo para ajudar naquilo que souber. O João já está preparado para levar umas "lavagens cerebrais" intensivas. Eu também espero que ele consiga portar-se bem, se não conseguir é pena, mas ele ainda é novo e terá outras oportunidades.
    Só espero é que não se atrasem muito, eu começo a estar velho para a arbitragem e quando descer aos distritais não posso voltar a subir.

    Bom resto de campeonato para ti também.
    Aquele abraço.

    ResponderEliminar
  4. Caro leonel.

    Quero deixar aqui os meus sinceros agradecimentos a ti e ao Bento Marques pela grande ajuda que nos deram a todos nós os que frequentámos o curso de Árbitros de Futsal. Tanto tu como o Bento Marques foram excelentes.

    Da minha parte tenho a certeza que irei continuar no Futsal, o mesmo espero dos meus colegas de curso.

    Agora só espero pela oportunidade de poder fazer alguns jogos aqui no nosso distrital contigo, pois todos temos bastante que aprender contigo.

    Tenho a certeza que o teu caminho será sempre em frente. Mas não te preocupes, pois se algo correr menos bem tens sempre o teu futuro garantido como formador.

    Um grande abraço, Pedro lopes

    ResponderEliminar