segunda-feira, 11 de maio de 2009

Hoje falo eu...

Núcleo Futsal vs Alcáçovas AC

Nunca me coibi de falar sobre as minhas arbitragens, sempre conversei abertamente sobre as mesmas no final dos jogos com os delegados das equipas ou até jogadores e treinadores, mas hoje decidi partilhar a experiência vivida em Mora no Sábado passado.

Compreendo que as pessoas tenham que libertar as suas frustrações e escolham para isso um pavilhão ou campo de futebol, compreendo que desabafem sobre nós, árbitros, tudo aquilo que lhes vai na alma, compreendo que se reclame nos lances mais polémicos de um jogo, não consigo é compreender que se critiquem todas as decisões sejam elas favoráveis ou desfavoráveis à equipa que se apoia.
É estranho, muito desconfortável até, arbitrar num pavilhão em que tudo está sempre mal.

Vou dar alguns exemplos: Jogador substituto, num minuto de tempo morto, atravessa a superfície de jogo para ir receber instruções à bancada e regressa, foi advertido por ter entrado deliberadamente na superfície de jogo e a critica foi geral, ou quase. A bola, com o jogo a decorrer, toca num objecto pendurado no tecto, é sinalizado o respectivo pontapé de linha lateral, (O que é que eu fui para ali inventar?!), no recomeço, o jogador deixa a bola entrar na superfície de jogo e só depois a pontapeia, o jogo é interrompido e o lançamento muda de equipa, tudo dentro das Leis, “olha, fez asneira e agora está a ver se emenda”. Num lance, em que não tive qualquer dúvida em sancionar golo, ia caindo o Carmo e a Trindade, a bola ultrapassou efectivamente a linha de baliza, de onde estava vi e já tive confirmação de pessoas que estavam na bancada, mas quase todos criticaram duramente a decisão.
Posso também dizer que, no mesmo jogo, auto criticando a nossa arbitragem, existem três lances duvidosos e em que a decisão poderia ter sido outra, num deles, que dá golo para os visitantes, de onde estava, pareceu-me que o jogador ganhou a bola em falta, perto do João, benefício da dúvida para ele que está muito bem colocado. Noutro, reclama-se grande penalidade, mão na bola, não vejo o lance porque tenho um jogador a tapar-me a visão daquela zona, jogador esse que foi o primeiro a esboçar um protesto. Talvez com uma colocação mais eficiente tivesse vislumbrado essa infracção, se ela existiu. No último, interrompi o jogo, por falta de um jogador sobre o guarda-redes, e houve uma picardia entre esse jogador e um adversário, não vi que tipo de desentendimento existiu entre eles porque me estava a deslocar para advertir o jogador da primeira falta e quando dei conta já estava um amontoado de jogadores a separar o desentendimento. Neste ultimo lance a responsabilidade é inteiramente minha, pois não devia ter-me centrado unicamente num lance e descurado o resto da superfície de jogo.

Também aconteceu um lance em que a bola saiu ao lado do poste da equipa da casa, entrou na baliza por um buraco da rede, que tem tantos danos que é impossível remediar a coisa em condições, deixo este alerta para os responsáveis do pavilhão, bateu num ferro da baliza e saiu de dentro dela, num primeiro momento foi sancionado golo pelo João, que ficou com essa ideia pela rapidez do lance, mas, depois de conversarmos e confirmarmos o estado da rede, voltámos atrás e seguiu o jogo com um lançamento de baliza. Penso que ficaria bem ao jogador que rematou prestar essa informação, a isso é que se chama Fair Play. Pois no primeiro tempo houve um golo, na outra baliza, a bola saiu por um dos tais furos da rede e ninguém reclamou que não tinha sido golo, incluindo os jogadores de Mora que o sofreram.

Poderão existir outras falhas, no entanto, penso que tivemos um bom desempenho e o Núcleo de Futsal de Mora pagou cara a sua entrada desconcentrada no jogo, pois permitiu que o adversário se adiantasse com bastante facilidade no marcador e quando reagiu foi tarde para recuperar o prejuízo.

Espero que o publico em Mora não se sinta melindrado com a minha opinião, mas é muito mais salutar que apoiem a vossa equipa, uma vez que estão sempre muitas pessoas na bancada, do que vão apenas, ou melhor, unicamente criticar-nos nas nossas decisões.

9 comentários:

  1. Mas se sempre fez estes "resumos" de jogos com delegados, treinadore etc... porque é que teve de fazer o "resumo" deste jogo?É que sou visitante deste blog nunca vi nenhum "resumo" a mais nunhum jogo.
    E já agora quando se refere que as redes tinham buracos...acho que isso devia de ter sido visto antes do jogo comerçar, para não deixar duvidas.

    Saúde e até breve.

    ResponderEliminar
  2. fomos lá espalhar a magia que os adeptos reconhecem.
    deixa amigo leonel, aqueles lances que salientaste, realmente dão-se todos mais perto de ti, à excepção daquele em que eu não considero que o jogador tenha usado o corpo para cometer falta, uma vez que na minha perspectiva o jogador do alcaçovense se encontrava mais perto da bola, e só por aí prova porque neste momento és o expoente máximo do futsal do nosso distrito!
    eu vou fazer de tudo para te acompanhar, e o mais engraçado é que vai ser com a tua ajuda.
    para terminar gostaria de deixar aqui uma informação em tom de brincadeira.

    (tenho ouvido falar do 'maxarrão';
    algo que gosta muito o colega e amigo Adão;
    mas quem vai cá com o João;
    não se livra do Durum Kebab;
    à do sr. Abrantes, fica a publicidade;
    mas que sabe bem, sabe!)

    aquele abraço amigo Leonel.

    ResponderEliminar
  3. Já fiz alguns, não todos, este não é o primeiro, pode consultar e ver.
    Só o fiz porque realmente achei aquele ambiente diferente, muito publico, sem duvida, mas muita contestação sem qualquer motivo. Não é normal aquele tipo de ambiente.
    Também frisei que não pretendo melindrar ninguém, mas gosto de arbitrar futsal com pavilhões cheios, ruidosos e contestatários qb.
    Já tive jogos de quase não ouvir o apito do meu colega, mas porque o publico, embora mandasse as suas bocas, preocupava-se muito mais em apoiar as suas equipas.

    Quanto às redes, foram vistas e remendadas com a boa vontade do funcionário, mas é impossivel consertar algo sem conserto.
    Preferia que não houvesse jogo por falta de condições?
    Se calhar é isso que está a pedir?!

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. O que nós pedimos é tratamento igual, eu tive no pavilhão e se quer saber até apitaram bem o jogo, alguns erros mas poucos. Não entendo a sua atitude em relação ao público porque ninguém o ofendeu e reclamar é bastante normal, quer dizer, parece que quando é o público de Mora a reclamar parecemos uns animais!!! Um reparo, esta sua última frase é perfeitamente dispensável, até parece uma ameaça! Sinceramente espero que veja o quanto a sua análise ao público está errada, porque sem público os jogos perdem a piada e nunca um adepto nosso tentou agredir quem quer que fosse ao contrário de outros locais. Em relação ao jogo a derrota é perfeitamente justa pela primeira parte que foi péssima. Espero que comente mais jogos seus, mas que tenha público a assistir....E já agora podia ter referido que foi mt bem recebido pelos dirigentes antes e após o jogo não teve uma única situação de que se possa queixar.

    Cumprimentos

    Carlos Garcia

    ResponderEliminar
  5. Caro garcia,

    Nunca fui mal recebido por ninguém, em qualquer pavilhão, nem é isso que está em causa, a unica coisa que realcei e frisei, é que o publico que assitiu ao jogo teve um comportamento que não é muito vulgar, nada mais, e disse-o no final, não quero melindrar ninguém.

    Sou sincero, dos melhores jogos que arbitrei no distrital esta época está o vosso contra o Portelense para a Taça, muito publico, que puxou pelas equipas e protestou quando se sentiu prejudicado, jogo renhido e veloz, incerto no resultado, ou seja, todos os ingredientes para um bom espectáculo.

    Só frisei neste post que realmente não entendo o porquê de se estar sempre a reclamar, muitas das vezes sem razão absolutamente nenhuma.

    E por favor, não diga coisa que eu não disse, não intitulei ninguém de animal ou algo parecido, nem fiz qualquer ameaça, deixei apenas uma questão no ar.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Sr. Leonel Craveiro,
    o meu nome é José Eduardo, sou o capitãi de equipa do SIMM Morense, talvez ainda se recorde de mim. Por pontos:

    1)a bola bateu num fio que está suspenso da tabela de basquetebol. Infiferente, pois, neste caso, a decisão que tomou seria sempre correcta.

    2)o jogador que atravessou o recinto de jogo, desconhecendo que não o poderia fazer, foi advertido com cartão amarelo. Decisão correcta. Aliás, se se recorda, no regresso dos balneários após o intervalo, comentei isso consigo, dizendo, inclusivé, que não houve qualquer sentimento de injustiça por parte do meu colega.

    3) Lance do 8º golo da equipa visitante surge no momento em que a nossa equipa tentava a recuperação do marcador. Com isto, não pretendo justificar os comentários dos adeptos, mas sim dar-lhe uma outra visão sobre a emoção humana. Por mim... não sei, estava na baliza oposta.

    4)No lance de grande penalidade duvidosa eu estava a cerca e dois metros. A bola tocou na mão. Sobre a intenção... não avalio intenções.

    5)No lance final, que dá origem a um pequeno desentendimento entre o jogador Licínio do SIMM e o colega das Alcáçovas, pareceu-me atitude idêntica de ambos, logo deveria haver sanção idêntica para ambos, deixando a medida disciplinar ao critério de quem sabe (o senhor).

    6)em relação ao "golo" que não entrou. Sim, sem dúvida não entrou e... desculpe mas essa de que o jogador adversário deveria ser o primeiro a admiti-lo, tem direitos de autor, pois fui eu que lho disse, recorda-se?

    7)o seu comentário ao jogo, embora muito genérico, é correcto. Talvez deva repensar o local para o fazer, pois estamos num blog de arbitragem, e não é usual os árbitros comentarem prestações de equipas, estando no papel de árbitros. Também não deveria ser usual comentar-se o trabalho dos árbitros...

    Cumprimentos,
    José Eduardo Lopes

    ResponderEliminar
  7. Carissimo José Eduardo Lopes

    Pretende-se que este espaço seja aberto a qualquer opinião, incluindo a minha.

    Comentar o meu trabalho, posso e devo faze-lo sempre que me apetecer e no local que entender. Digo-lhe mais, gostaria até que fossem efectuados mais comentários neste blog, como está no cabeçalho, mas isso não me compete a mim.

    Ao comentar a arbitragem, que efectuei com o João, estou apenas a realçar alguns pormenores e tentar esclarece-los, não vejo nenhum mal nisso. Até penso o contrário, deveria haver mais abertura por parte dos árbitros para falarem sobre as suas actuções e decisões.

    Relativamente à prestação das equipas apenas constatei um facto e não coloquei em causa qualquer tipo de opção técnico-táctica por parte dos vossos responsáveis, isso sim, não me compete a mim.

    Mas se quiser saber, também lhe digo que sei muito bem onde estão os males da sua equipa, pelo menos nos jogos que vos arbitrei constatetei sempre os mesmos. Mas como já disse, não me compete a mim.

    Quero enaltecer a vossa colaboração neste espaço e esperar que continuem a aparecer e contribuir positivamente pela modalidade.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  8. Sr. árbitro, você, ao que me parece está a fazer uma tempestade num copo de água,não se passou nada de mais, contudo não sei qual o seu objectivo, mas comentários desses não podem ser com a melhor das intenções como quer fazer crer. Eu assisti a todos os jogos desta equipa em casa e quase todos fora, e o que se passou no passado sábado foi normal o publico apoiou muito mais a equipa do que contestou as suas decisões, é verdade que o público protestou em alguns lances sem razão, mas porquê “achincalhar” alguém que de certeza não está a par das regras do futsal e a dada altura pensam que o árbitro errou, mas como é que os adeptos podem estar a par das regras se na maioria das situações nem jogadores, treinadores, dirigentes e até mesmo alguns árbitros não o estão e nesta parte acho que a nossa Associação tem alguma culpa, mas não é por ai que quero entrar.
    Quanto a algumas situações que o sr. Menciona até estou de acordo, como a bola bater num fio pendurado no tecto, o cartão amarelo mostrado ao jogador da casa, quando no minuto de desconto foi ao outro lado, etc..,mas também há algumas situações que não estamos de acordo e o sr. Chama lances duvidosos; 8º golo dos visitantes, eu que estava posicionado no enfiamento da jogada e bem mais acima do nível do chão, posso garantir-lhe a 200% que a bola não passou totalmente a linha de golo, tal que quando você assinalou golo o seu colega fez-lhe um sinal negativo com a cabeça (você estava um pouco á frente do meio do meio campo e o seu colega estava no enfiamento da jogada, perto da linha de fundo e é você que assinala golo, não estou aqui a querer desculpar o resultado com a equipa de arbitragem e até acho que a equipa da casa perdeu por culpa própria), outro lance já perto do final que envolve uma mão dentro da área visitante o Sr. Está muito bem colocado e diz que não vê (e eu acredito),mas que existe, existe e por último um lance em que o jogador da casa pontapeia a bola e um adversário de seguida tenta agredir esse mesmo jogador com um pontapé para trás e para espanto geral você mostra cartão amarelo ao jogador da casa, essa ninguém percebeu, e aqui você não comenta que o público protestou….
    Fala também aqui do jogo da taça que apitou em Portel, eu estava lá, e não o vi fazer resumo desse jogo em que também teve muitos protestos, principalmente quando o Portel estava a perder, porque?!Lembro-me que o Núcleo teve um jogador expulso em esse jogador é agredido(pisado com os 2 pés por um adversário,empurra-o para o desviar e o sr só expulsou o jogador de Mora).
    E estou a mencionar alguns lances,porque se o sr. Se sente no direito de julgar os adeptos eu como adepto sinto-me no direito de julgar o sr. Árbitro.Não querendo melindrar o sr. , Quase que tenho a certeza que quando voltar a Mora vai ter ai sim muitos protestos.
    Volto a frisar que não se passou nada de mais neste jogo,alguns protestos sim mas até por desconhecimento das regras de jogo,mas agora o sr. Pergunta;mas se não sabem prque é que protestam?
    E eu respondo; Você sabe tão bem como eu que infelizmente a arbitragem está actualmente vista por o público em geral,como corrupta(óbvio que não são todos),é o apito dourado,é viajens ao Brasil,é o marfim de quando em vez aparece casos na distrital,etc..,ou seja a vida não está fácil para os árbitros,dai os protestos por vezes serem mais também por desconfiança.
    Volto a frisar que também não o quero melindrar,é somente a minha opinião e eu até considero o sr. Leonel o melhor árbitro de futsal do distrito de Évora,juntamente com o João Marques,Luis Godinho e Luis Aires.

    Saudações futsalistas.

    ResponderEliminar
  9. Realmente ainda não expliquei o porquê da advertência ao jogador nº 8, creio eu, de Mora. Foi tão-somente pela falta cometida sobre o guarda-redes adversário, impedindo-o de soltar a bola.

    Estou tranquilo quanto ao comentário que faço, pois apenas quis realçar o facto do ambiente ser estranho, pois compreendo que se proteste quando se sentem prejudicados, quem nunca o fez que diga, mas protestar sempre!?.
    Durante todo o jogo tive sempre a ouvir dizer mal, tive sempre a ser criticado, bem como o João, o que não entendo por ser normal.
    Quando se arbitra, seja que modalidade for, ao assinalar um lance mais difícil de ajuizar, temos, nós árbitros, a perfeita noção de que se vão agitar os adeptos duma equipa, pois alguma se vai sentir injustiçada, mas não passa disso e logo a seguir o jogo continua com a normalidade habitual. Mas estar sempre a ouvir dizer qualquer coisa de estranho sobre o nosso desempenho, não entendo por normal. Tirando isso, acho que o ambiente seria o ideal para qualquer modalidade.

    ResponderEliminar