quarta-feira, 13 de maio de 2009

Novos árbitros

Escolhi alguns dos novos árbitros de Futsal, aqueles que nunca tiveram experiência em arbitrar, para um pequeno questionário, eis as perguntas e as respostas de três desses árbitros.

- Porque motivo se inscreveram no Curso de Candidatos a Árbitros de Futsal?
- O curso correspondeu às vossas expectativas? Ou esperavam algo diferente?
- Quais os aspectos positivos e negativos do curso.
- As provas finais foram exigentes ou acessíveis?
- Se pretendem continuar na arbitragem ou o curso serviu apenas para adquirir e aprofundar conhecimentos?

Daniel Pinto:
1 - A inscrição aconteceu um pouco por acaso quando uma colega minha me mostrou um panfleto com a informação. Fiquei de pensar e como sempre estive ligado ao desporto e até tinha algum jeito para o futebol, que tive de deixar devido a lesões nos joelhos, o "bichinho" continuou adormecido e pensei que podia ser uma forma interessante de continuar a participar no desporto, apesar de intervir com um apito. Há algum tempo atrás já tinha pensado na arbitragem de futebol de 11, mas por vários motivos o tempo foi passando e nunca cheguei a inscrever-me.
2 - Eu, como não tenho experiência na área, fui um pouco à descoberta e penso que acabou por corresponder às expectativas.
3 - Aspectos positivos: aquisição de novos conhecimentos relacionados com a modalidade; contacto com outras pessoas diferentes; bom ambiente das aulas.
Aspectos negativos: No meu entender, penso que a parte prática, em pavilhão ou situação de jogo, poderia ter sido mais trabalhada, porque só no terreno ou depois de algum tempo podemos ficar com algumas dúvidas esclarecidas. Falo por mim, que não sou árbitro e ultimamente não tenho acompanhado muito o futsal.
4- As provas finais foram exigentes o suficiente para transpirarmos por todos os poros, mas claro que tudo depende da preparação, que neste caso foi quase inexistente. A idade também vai pesando, mas apesar de tudo foram acessíveis.
5- Quando me inscrevi, pensei que se concluísse o curso, seria para continuar, mas tudo vai depender da disponibilidade, da forma como as coisas correrem nos primeiros tempos e daquilo que eu sentir ao arbitrar. Vamos ver o que dá, porque fazer planos não está nas minhas intenções.
Por outro lado, como tinhas dito, a hipótese de progredir na carreira para mim já não é possível, não é?
(Eu - pela idade não, mas podes sempre vir a ser um bom observador, mas primeiro experimenta a sensação de arbitrar.)

Filipe Dias:
1- Antes de mais porque gosto de aprender coisas novas, depois porque surgiu a oportunidade para perceber um pouco melhor este desporto que gosto particularmente.
2 - Realmente já frequentei diversas formações em várias áreas, no entanto esta revelou-se diferente pelo facto de incidir numa componente muito demonstrativa e prática, sempre relacionando com exemplos práticos. Superou as expectativas uma vez que apreendi os conhecimentos com mais facilidade que aquela que previa.
3 - Aspectos positivos: relação entre formadores e formandos; relação entre colegas; elevado conhecimento dos conteúdos por parte dos formadores.
Aspectos negativos: não será um aspecto negativo mas mais um aspecto para melhorar em formações futuras, que será aumentar o tempo dedicado à aplicação prática (in sito) dos conhecimentos.
4 - Foram acessíveis, penso que o grau de exigência era o adequado.
5 - Para já gostaria de continuar, depois com as primeiras apitadelas logo se vê. Espero sinceramente ter jeito para "a coisa".

Flávia Oliveira
1 - Eu inscrevi-me no curso de árbitro porque quando comecei a apitar os jogos de futsal de desporto escolar despertou-me o interesse e decidi saber mais sobre as regras de futsal.
2 - A meu ver correspondeu às minhas expectativas.
3 - Para mim não houve aspecto negativo, aprendi bastante com este curso
4 - As provas finais foram acessíveis, para passar em todas as provas basta treinar um pouco.
5 - Eu pretendo continuar na arbitragem, pelo menos para já.

Reconheço que a parte prática foi muito escassa, esse aspecto deverá obrigatoriamente que ser melhorado em futuras formações.
Espero sinceramente que todos arbitrem na próxima época, fazem falta ao futsal e irão gostar com certeza.

Resta-me agradecer a vossa colaboração e desejar as melhores felicidades a todos.

2 comentários:

  1. Caro Amigo Leonel,

    Bem voce daria um jornalista magnifico, que excelente iniciativa!

    Em relação aos meus novos colegas e acima de tudo aos meus novos amigos uma palavra de continuidade, dedicação, empenho e acim de tudo coragem.
    É de sangue novo que a arbitragem precisa, principalmente o futsal, visto que somos ainda um Conselho de Arbitragem sem nenhum quadro de árbitros a nivel do futsal.
    Espero sinceramente que agarrem esta oportunidade, claro caso gostem e a vossa vida o permita, pois será com toda a alegria que serão acolhidos no seio da arbitragem distrital de Évora.

    Um abraço a todos e especial ao Leonel Craveiro!

    Luis Godinho

    ResponderEliminar
  2. Um abraço para todos eles e espero que continuem. Nós os que já cá andamos à mais tempo tudo faremos para os ajudar.
    Um abraço, Pedro Lopes.

    ResponderEliminar