segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Policiamento

Em relação ao assunto do Policiamento, nos jogos de futsal no escalão sénior masculino, da A F Évora, não existe qualquer comunicado.
O que aconteceu noutras épocas, em acordo com a própria associação e, ao que sei, com os árbitros dos quadros distritais, foi a dispensa do policiamento mediante a apresentação do Termo de Responsabilidade, decisão contrária ao que está regulamentado.
Foi também acordado, nessas épocas, que, caso existisse algum problema com algum clube, esse clube deixaria de beneficiar dessa situação.
O que se passa esta época, não sendo necessário qualquer comunicado, uma vez que se remete o assunto para os Regulamentos, e não existindo a benesse anteriormente concedida, é obrigatório o Policiamento.

12 comentários:

  1. TUDO BEM NAO DISCORDO, MAS OS CLUBES DEVIAM SER INFORMADOS DO QUE FAZER... DEPOIS OS ARBITOS CHEGAM LÁ E DIZEM QUE SEM POLICIAMENTO NAO FAZEM OS JOGOS MAS TÊM DE SE REALIZAR NA MESMA OU AS DUAS EQUIPAS PERDEM.... E A EQUIPA QUE VAI JOGAR FORA??? VAI TER QUE JOGAR NA CASA DO ADVERSÁRIO E SER APITADO O JOGO POR UM PUTO QUARQUE QUE ESTEJA A ASSISTIR????? A ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE ÉVORA DEVIA RESOLVER ISTO POIS PARA O ANO É PROVAVEL EXISTIREM MENOS EQUIPAS A PARTICIPAR!!!!
    CUMPRIMENTOS

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião, acho que se a associação quer ajudar os clubes não deve faze-lo naquilo que para mim é mais importante, a segurança de todos os intervenientes.
    Incentivem os clubes que inscrevem mais escalões, baixem o preço das inscrições, comparticipem nas despesas de policiamento, tentem arranjar patrocinio para as competições ou para os próprios árbitros, etc.
    Pois a segurança deve estar em primeiro lugar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Não é possivel para qualquer clube pagar 80 euros de policiamento no minimo, pois depende dos individuos que vão (2 ou 3 e graduados ou não), mais 60 euros para a taxa da AFÉ (arbitragem), quando nos jogos estão 10 ou 15 pessoas a assistir e sendo grande parte dessas pessoas jogadores dos proprios clubes e as restantes serem as namoradas ou mulheres deles. Não se cobram entradas, pois se cobrarem, no proximo jogo não vai ninguem assistir e no final da época, fazendo as contas serão cerca de 2000 euros para estas duas emtidades (fazendo cerca de 15 jogos em casa, T.Abertura, Taça e Campeonato). Falta ainda referir que esse clube terá que pagar as inspecções médicas, as Inscrições na AF, que não são baratas. Depois destas contas estamos a ver que o clube que não tenha no inicio da época pelo menos 5 mil euros, não consegue terminar a época sem dividas, isto só para jogar, porque se quiser tentar subir à 3ª divisão.... É que os patrocinios são cada vez menos.
    Eu começo agora a ver que por parte da AFÉvora não existe qualquer interesse no desenvolvimento desta modalidade, uma vez que este ano seria o ano em que estavam inscritas mais equipas (dez equipas), "estavam", pois o Sporting de Viana já desistiu e por este caminho desistirão mais e no inicio do campeonato não haverão mais que 3 ou 4 equipas. Assim peço aos Árbitros que tenham consciência, pensem um pouco e vejam que os clubes não tem dinheiro. No caso de haver problemas com algum árbitro num pavilhão, esse clube deverá ser PUNIDO severamente e a partir dai deverá ter policiamento, mas não deverão estar a "punir" logo à partida todos os clubes com o Policiamento. FICA AQUI UM PEDIDO DE CONSCIÊNCIA AO PESSOAL DA ARBITRAGEM, NÃO SÓ MEU MAS POR TODOS OS CLUBES DE FUTSAL.
    Obrigado.
    Martins
    Alcáçovas A.C.

    ResponderEliminar
  4. Nós clubes de futsal não somos contra o policiamento,atáe somos a favortem é de haver o apoio da associaçaõ que parece pouco interessada no progresso da modalidade,no ano em que se consegue juntar mais equipas no distrital é que veem com medidas que so
    prejudicam o futsal, eu percebo que o futebol de 11 da mais dinheio, mas nós tambem pagamos bem, digam-me de consciência quem é que aguenta pagar entre 120 euros ou mais ,pois depende de quem for policiar o jogo,peço pois que pomham a mão na consciência e vejam se querem ter futsal em Èvora ou não porque não vale a pena andarmos a sacrificar o nosso tempo em prol duma modalidade que será sempre o parente pobre da associação e dos arbitros.
    Quanto aos arbitros tem de haver mais coerencia da vossa parte porque uns dizem que receberam ordens directas do seu presidente para não fazerem os jogos outros fazem os jogos sem policiamento, em que ficamos? Os clubes só pedem alguma atenção para que se resolva este problema o mais rapido possivel pois o campeonato está á porta e ou não há campeonato ou é feito sem arbitros porque os clubes não conseguem suportar as despesas, ou então vejam quem quer apitar sem policiamento e que sejam esses nomeados para os jogos ou então a associação que suporte ela o policiamento dos jogos e receba ela o reenbolso do policiamento, meus senhores eu ~´a ando nisto há 8 anos e nunca me constou que qualquer arbitro tenha sido agredido nalgum pavilhão, para quê obrigar os clubes a mais esta despesa? Haja bom senso, se houver desacatos o clube é sempre punido e passa então a ter a obrigatoriedade de ter policiamento ai sim faz todo o sentido.
    espero que os senhores que mandam no futebol distrital olhem mais para o futsal e respeitem o esforço de quem trabalha em prol desta modalidade e ja agora como se não bastasse o pagamento da quota de jogo dos séniores já cobram tambem nas camadas jovens, vê-se que os dirigentes da associação mais parecem banqueiros do que verdadeiros dirigentes, é só facturar.Nós clubes não conseguimos suportar as vossas exigências e só há uma solução,
    ACABAR, mas se isso acontecer os senhores vão ficar com esse peso na consciência disso podem ter a certaza é um marca que não os abandonará nunca. Um abraço para todos os que gostam verdadeiramente de futsal. Casa do Benfica Viana do Alentejo. ROGÉRIO LAGARTO

    ResponderEliminar
  5. Eu só respondo por mim, não considero o futsal o parente pobre, até porque, graças a esta modalidade, já conheci muitos locais onde não tinha estado e já conheci muita gente que também gosta da modalidade.
    Eu gosto muito de futsal, principalmente deste mundo da arbitragem, considero no entanto que devem estar sempre reunidas as condições para que tudo decorra sem problemas.
    Iria mentir se dissesse o contrário, mas existem pavilhões onde se sente uma pressão acrescida e fora do normal, onde as culpas de tudo recaem sempre sobre os árbitros, condicionando muito a sua actuação.
    Como não quero, nem devo, tratar de forma diferente quem merece ser tratado de forma igual, não pretendo arbitrar jogos de seniores masculinos sem policiamento.
    Saudações desportitas.

    ResponderEliminar
  6. Ando nisto à muito tempo, e ninguém gosta de ver mais futsal do que eu, estou completamente de acordo com o policiamento, nos jogos Séniores de Futsal, chamo à atenção de certas pessoas que se estão a esquecer, que a segurança não é só para os árbitros: é para o público, directores, jogadores e instalações, porque à pouco tempo fui ver o jogo em Évora, e pelo que vi certos jogados da equipa de Casa Benfica Viana não se portaram lá muito bem,tenho conhecimento que a federação da uma grande percentagem para a ajuda do policiamento, então Senhores Directores dos Clubes e Associação tentem arranjarem também alguma maneira para que o público possam irem ver os jogos (um exemplo mudem o horário porque às 20:00 horas é hora das pessoas Jantarem).
    Agora que já tamos (10?9) equipas de futsal, já se pode fazer um bom campeonato e se tudo correr bem para o ano teremos mais.
    Não se esqueçam da segurança de todos nós!
    Viva o Futsal

    ResponderEliminar
  7. Meus senhores eu não acredito no que acabei de ler no comentário do sr. de Viana???
    então não foi em Viana que foi filmado o jogo de futsal entre a CBV-GDM e que tanto sucesso fez no YOU-TUBE...será que o sr. de viana que escreve ali atrás num comentário é o mesmo que no video foi expulso do banco e depois vai para bancada ameaçar o árbitro??? E será que o mesmo sr. nos sabe esclarecer o que se passou no jogo em Évora nos salesianos á 2 semanas em que a alguns elementos da CBV danificaram o balneário onde se encontravam e que tiveram que ser identificados pelas autoridades policiais que graças a deus prestavam serviço no pavilhão para posteriormente pagarem os estragos... Todos nós sabemos em que jogos nascem os problemas...tenham vergonha e coragem para responderem perante os seus actos e não venham para aqui atirar areia para os olhos dos outros e tornem o futsal um jogo limpo e sem confusões...eu conheço a CBV á muitos anos e não me consigo lembrar de alguém que gera-se tanta confusão como o sr. que provoca ás equipas adversárias e mete pressão nos árbitros para vencer os jogos todos...será que é do seu interesse que os árbitros não apitem os jogos da CBV para assim ser mais fácil vencer e ser campeão...o sr. nunca ouviu falar em verdade desportiva e segurança dos intervenientes do jogo??? espero que não continuem a fazer de conta que nada se passa e que as equipas são todas iguais o que não é verdade...perder ou ganhar é desporto...havia alguém que dizia...quem não quer ser lobo não lhe vista a pele...Abraço a todos e VIVA OP NOSSO FUTSAL!

    ResponderEliminar
  8. Amigo anonimo é pena que só tenha visto o que lhe convem e ja agora podia identificar-se, porque no jogo em causa o que se passou foi que alguns jogadores excederam-se um pouco mas não foi so os da casa do benfica e não venha empolar a situaçao porque oito dias antes em portel houve pontapes em baldes do lixo e tudo e o meu amigo não veio fazer nenhum comentário, é triste só se ver para um lado, quanto ao policiamento pouco importa que o meu amigo seja a favor ou contra o que conta é a realidade dos clubes e essa realidade é que não podem suportar mais essa despesa, nós não estamos a brincar, o policiamento para o publico? com assistências de 5 ou 6 pessoas tenha paciência, diga-me um exemplo onde o publico ou algum arbitro tenha sido molestado fisicamente não há um sequer, o exemplo que deu não faz sentido nenhum porque foi uma troca mais acalorada de palavras de atletas que também foram provocados pelo capitao da equipa adversaria por isso não me venha com histórias da carochinha para justificar uma situação que foi empolada como os proprios directores do évora futsal podem testemunhar,o que é importante é que se arranje uma solução com ou sem policiamento para que não desistam mais equipas o que vai ser dificil, o meu amigo só deveria falar do que sabe porque depois pode cometer alguma injustiça com pessoas que não lhe fizeram mal nenhum,os clubes estão unidos nesta situação e juntos teremos mais força e argumentos para a nopssa causa que é a relização das provas e não o seu desvirtuamento, nós queremos policiamento não temos é condiçoes para pagar. Casa do Benfica ROGERIO LAGARTO

    ResponderEliminar
  9. PARA ESTE COBARDE QUE FALA DE MIM SEM TER A CORAGEM DE SE IDENTIFICAR SO TENHO A DIZER QUE É MAIS UM QUE FALA SEM SABER O QUE ESTÁ A DIZER NÃO HOUVE NADA ESTRAGADO DENTRO DO BALNEÁRIO NEM FORA, NÃO HOUVE NINGUEM IDENTIFICADO E A CASA DO BENFICA O QUE TEM GANHO NÃO É COM FAVORES DE NINGUEM ISSO LHE GARANTO EU AO CONTRARIO DE OUTROS QUE NÓS SABEMOS QUEM SÃO E VOCÊ TAMBEM,NÃO OUVIU NINGUEM DA CBVA RECLAMAR DE NADA NEM NINGUEM PERDEMOS POR CULPA NOSSA, QUANTO A MIM MEU AMIGO NESSE JOGO COM O MONTEMOR FUI EXPULSO SIM SENHOR E FUI PARA A BANCADA MAS NAO AMEACEI O ARBITRO AO CONTRÁRIO DO QUE DIZ NO SE CHORRILHO DE ASNEIRAS, MAS FUI EXPULSO PORQUE HOUVE UMA CONVERSA COM O ARBITRO COMO DELEGADO AO JOGO E ELE NÃO GOSTOU DO QUE EU LHE DISSE E EXPULSOU-ME, VOCÊ NÃO PODE SER EXPUSO PORQUE NÃO ANDA CA A DAR A CAR EM PROL DA MODALIDADE OU ENTÃO NÃO TEM CORAGEM PARA O FAZER, O QUE É O MAIS NATURAL PORQUE QUEM ESCREVE SEM SE IDENTIFICAR NÃO MERECE DA MINHA PARTE QUALQUER CONSIDERAÇÃO E A PARTIR DE AGORA OU SE IDENTIFICA QUANDO SE DIRIGIR A MIM, MAS COM O NOME PROPRIO COMO EU FAÇO OUEU VOU IGNORAR COMPLETAMENTE O QUE VOCÊ POSSA ESCREVER A MEU RESPEITO.QUANTO Á VERDADE DESPORTIVA NÃO É A CBVA QUE NÃO A FOMENTA É GENTE COMO O SENHOR QUE VEM PARA AQUI DIZER MENTIRAS COM TODO O DESCARAMENTO, SE TIVER ACESSO ÁS PESSOAS DO éVORA fUTSAL E EU ACREDITO QUE TENHA INFORME-SE ACERCA DO ESTRAGOS QUE VOCÊ FALA.SE QUISER VISITE-NOS E VAI VER QUE A NOSSA POSTURA NÃO É A DE GANHAR A QUALQUER CUSTO, SE QUISER FALAR PESSOALMENTE COMIGO ESTAREI DISPONIVEL E DOU-LHE UM EXEMPLO DE NÃO SOMOS NOS QUE QUEREMOS GANHAR A QUALQUER CUSTO, MAS POR FAVOR IDENTIFIQUE-SE É O QUE OS HOMENS FAZEM DÃO A CARA. ROGERIO LAGARTO

    ResponderEliminar
  10. Aproveito este espaço para fazer sentir os principais problemas do futsal em Évora, na minha modesta opinião.
    - Inscrições custo demasiado elevado;
    - Policiamento;
    - Cronometrista
    - Horário dos Jogos.
    O Torneio de Abertura terminou (para algumas equipas), é hora de ver o que foi feito de bom e de menos bom, e corrigir........
    Mas não só a equipas técnicas e directivas dos clubes tem que fazer ajustes. A entidade Organizadora e seus Associados (onde se incluem os clubes), devem rever e melhorar as situações que anteriormente mencionei.
    - Preço das Inscriçoes, identicas ao Futebol 11, agora pergunto eu, Que retorno tem esse dinheiro no Futsal de Évora????? Selecções não vejo mais nada.....
    - Policiamento, completamente de acordo, mas meus senhores por favor cheguem a uma plataforma de acordo, porque a situação existem não favorece ninguem......
    - Cronometrista, normalmente do clube da casa e ou uma parte de cada clube, mas sabem de vez em quando o botão não está bom e o cronometro não para ou para muito tarde, também nada favorece o Futsal de Évora.
    - Horários dos jogos 20.00 horas, meus senhores a essa hora ninguem vai ao futsal, além de ser hora de jantar, normalmente jogo Sporting, Benfica e Porto e sabem como é os amantes das modalidades são os mesmos, será que não é possivel realizar os jogos uma ou duas horas mais cedo.
    Mas todas estas situações por mim relatadas, para serem resolvidas implicada mais despesa nos clubes, nomeadamente o policiamento e o cronometrista, e os clubes não respiram uma grande saúde financeira, muito pelo contrário.
    Agora o valor das inscrições e o horário dos jogos a AFE tem uma palavra a dizer, e o seu papel é fomentar a modalidade não criar obstáculos o seu desenvolvimento.
    Peço desculpa ao senhor Leonel Craveiro por utilizar o seu espaço para dizer o que me vai na alma.
    Saudações
    José

    ResponderEliminar
  11. Amigo José, não tem que pedir desculpa, este espaço foi criado com o propósito de promover a modalidade neste distrito.
    Toda e qualquer ajuda é fundamental e essencial para conseguir alcançar o mesmo.
    Critiquem, comentem, opinem, é isso que deve acontecer aqui.
    Espero que continue a visitar o blog e a colaborar com frequência.
    De tudo o que for escrito neste espaço, alguma coisa há-de ajudar a orientar quem tem poder decisivo, vamos então ajudar a traçar esse caminho.

    ResponderEliminar
  12. Concordo inteiramente com o Leonel sobre o facto de não pretender apitar sem policiamento.
    Também já andei lá por dentro e sei por experiência própria que a boa vontade e a sensibilidade dos dirigentes, treinadores, jogadores e público termina no momento em que a decisão do árbitro não lhe é favorável, independentemente do lado que estiver a razão.
    O policiamento aos jogos, além da segurança que lhe é inerente, é o garante de maior qualidade do espectáculo a todos os níveis, pois qualquer interveniente sente a presença da autoridade e tende a não desviar a sua atenção e concentração para a essência do jogo, evitando o show-off tão característico do nosso desporto.
    A prova provada do que acabo de opinar é precisamente o conteúdo de alguns comentários emitidos neste espaço, que relatam situações factuais e preocupantes.
    Para uma modalidade em franco desenvolvimento e com necessidade de se afirmar como uma alternativa ao futebol clássico,a organização de base terá que ser alicerçada de todas as componentes inerentes ao sucesso.
    E, na minha opinião, o futsal tem todas as condições para se afirmar cada vez mais como uma modalidade de referência no nosso país, mas para isso é preciso que todos os intervenientes lutem por melhores condições para o seu normal desenvolvimento, sendo o policiamento um factor essencial para o sucesso organizativo.
    Até porque a qualidade da organização é essencial para a agregação de outros elementos que permitam elevar os padrões qualitativos do futsal, que sejam eles árbitros, dirigentes, treinadores ou jogadores.
    A questão financeira é um outro problema que nada tem a ver com aquele que se discute aqui e que terá de ser resolvido entre a AFE e os clubes.
    Cumprimentos.
    Pedro Mansinho

    ResponderEliminar