quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Minuto de tempo morto


No minuto de tempo morto as equipas devem dirigir-se aos bancos, local onde podem receber instruções e hidratar, podendo inclusivamente sair da superfície de jogo, os substitutos é que não podem entrar na superfície de jogo. Caso o treinador esteja na bancada, não se deve permitir que os jogadores se desloquem para junto desse local, uma vez que os árbitros devem permanecer em frente ao cronometrista, dentro da superfície de jogo, junto da linha que divide a superfície em duas partes iguais, para controlar os jogadores durante o minuto de tempo morto.
Devem os árbitros, sem muito alarido ou protagonismo, solicitar aos jogadores, de alguma equipa que se dirija para outro local diferente do previsto, que se desloquem para junto do respectivo banco e assim impedir que não se cumpra com o que está estipulado.

4 comentários:

  1. Leonel, aproveito só este texto para te congratular pelo espaço, desde o inicio que acompanho este blog regularmente (não me manifesto muito porque não sou um expert na matéria), e tenho aprendido muita coisa com o que aqui vais deixando!
    Parabens e continua que este blog esta-se a tornar um espaço de eleição!

    PS: Não domino as leis do futsal, por isso a pergunta que te vou fazer deverá ter uma resposta óbvio..mas nos jogos a "brincar" de futsal que vou apitando deparo-me com uma situação recorrente e para a qual gostava que me esclarecesses se fosse possivel!
    Na marcação de um lançamento lateral, o defensor não respeita a distância exigida, interceptando o lançamento do executante, qual deverá ser o procedimento do árbitro??Como e aonde deverá ser o jogo reatado!

    Abraço!

    Hugo Cardoso

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais agradecer-te, e a todos os outros que por aqui vão passando, pois para mim é muito gratificante saber que vou conseguindo fazer chegar alguma mensagem a quem consulta este espaço.
    Para a tua duvida. Como a distancia não foi respeitada, as condições não estavam todas reunidas, logo, advertência para o infractor, por não respeitar a distancia, e reinicio de jogo com a remarcação do pontapé de linha lateral. Ok?
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá
    Desde os meus parabens pelo blog.
    Gostaria de pedir 1 pequeno esclarecimento:

    Caso exista apenas 1 arbitro num jogo e nesse pavilhão exista marcador visivel, onde é que o arbitro se deve colocar?

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Marta.
    Não existe nada escrito sobre o assunto, porque o que está regulamentarmente estabelecido é que devem ser dois árbitros e um cronometrista.
    A situação de um árbitro sozinho acontece por falta de meios humanos em determinadas associações.
    Eu, quando actuo sozinho, coloco-me sempre do lado do primeiro árbitro, ou seja, no lado oposto aos bancos, para ter uma melhor visão sobre esse local. Caso seja necessário, entro na superfície de jogo, numa infracção no lado oposto àquele onde me encontro, e poderei permanecer alguns instantes do lado dos bancos.
    O ideal seria que isto nunca acontecesse, mas enfim, à falta de melhor vamos desenrascando conforme conseguimos, pois todos sabemos das dificuldades que estão inerentes à actuação isolada de um árbitro, não é nada fácil.

    ResponderEliminar