sexta-feira, 3 de abril de 2009

Opiniões

Retirei este Post do Blog Papança Futsal, do Treinador de Futsal Luís Papança, achei interessante e gostava de o publicar para que pudesse existir um debate de ideias.
Eu próprio já comentei o post, como poderão ler mais abaixo.
Arbitragem de futsal na AFE, existe? Porquê este título, se não tem havido falta de árbitros nos jogos de futsal? Porque, eles estão lá mas o que fazem é apenas estragar os jogos por pura ignorância, não é mentira, toda gente sabe que a ignorância não mata ninguém mas prejudica, e prejudica quem? Prejudica quem se dedica a esta modalidade, quer seja treinador, dirigente ou atleta. Felizmente, possuo 3 níveis de treinador e sabem porquê? Porque para ensinar é preciso saber e o que procuram os árbitros da AFE saber?Nada, penso eu, pois em todos os jogos que vejo, a maioria das decisões tomadas pelos árbitros revelam um puro desconhecimento das leis de jogo e quando alguém reclama (falo de atletas ou diriegentes) é só sair cartão, os donos da razão aplicam sempre a mesma justiça sem saber. Será que ninguém os chama à atenção? A ignorância tem limites, quando é que acabamos com ela?Felizmente, que nem todos são assim tão maus, mas no geral são mesmo muito maus. Senhores árbitros há pequenas coisas no futsal que é preciso saber e vou citar as mais básicas para se poder arbitrar futsal: quando se dá a lei da vantagem depois tem que se voltar atrás para marcar falta para a mesa; quando se faz barreira esta tem de estar a 5 metros e não a 3; a regra dos 4 segundos existe e é para ser aplicada em vários momentos do jogo, sabem quais? Jogar no chão é diferente de fazer um tackle deslizante; o guarda-redes quando faz um tackle deslizante também comete falta; quando a bola bate no teto a reposição é na lateral; quando a bola sai na linha de fundo pela linha de baliza chama-se lançamento de baliza e não pontapé de baliza, sabem porquê? Estas, são pequenas coisas que para quem arbitra é importante saber.Um livre directo é diferente de um livre indirecto, o atraso ao guarda-redes é condicionado, sabem como? Infelizmente, todas as semanas eu vejo os mesmos erros e de quem é a culpa? Minha não é pois sei todas as leis de jogo, não sou mais que ninguém, mas fui árbitro, tive em todos os cursos de treinador, na revisão sobre as leis de jogo, ,já para não falar dos mais de 130 jogos na 3ª Divisão e isso ajuda a acumular muito conhecimento. Senhores árbitros por favor, aprendam as leis de jogo e para além disso aprendam a movimentar-se na diagonal, não é um numa parte e outro na outra, arbitrar é bonito quando se sabe, os passeios dão-se aos domingos de manhã não é nos pavilhões. Dirigentes da AFÉ ensinem aos árbitros por favor, é vergonhoso haver tanta gente a saber melhor de leis de jogo que alguns senhores que por aí andam a passear o apito. Desculpem este desabafo mas tem sido demais."

O meu comentário:
"Antes de tudo mais, porque só agora descobri este blog, quero desejar-te as melhores felicidades e sucesso na tua carreira. Aproveitando este post, deixa-me dizer-te que é graças a esses árbitros que todos os fins-de-semana arbitram o futsal no distrito que se consegue manter a modalidade em movimento. Muitos deles esforçam-se mas não é fácil estar actualizado, ainda por cima quando se arbitram as duas vertentes do futebol. Concordo contigo e sublinho, nada, ou quase nada, tem sido feito por parte dos dirigentes desta Associação para formar e actualizar os Árbitros. Se cheguei onde estou e pretender por lá permanecer, esforço-me e trabalho sozinho diariamente para o conseguir. Quanto às dúvidas, pelo menos as que deixastes aqui postadas, muitas delas acontecem por confusão com o F11. Mas não são apenas os árbitros que "desconhecem" as Leis, quantos dirigentes, jogadores e treinadores as sabem? Acho que o problema deve ser resolvido de raiz, ou seja, começar por formar alguém que possa depois formar os árbitros. Manter os árbitros actualizados. Dissipar as duvidas dos clubes e assim sucessivamente. Eu próprio criei o Apitadelas no Futsal - Évora, http://apitadelasfutsal.blogspot.com/, e poucas duvidas surgem, sei que para muitos serei um árbitro normal e vulgar, para outros um mau árbitro, e alguém me poderá considerar um bom árbitro, não é isso que interessa o que importa são os contactos e conhecimentos que tenho e posso sempre consultar em caso de duvidas. Gostava de poder ajudar mais, mas infelizmente muitos apenas se preocupam em criticar sem construir.
Grande abraço."

5 comentários:

  1. Caro Leonel…temos a opinião de um treinador de um árbitro, de um treinador e eu sou jogador.

    Depois do que acabei de ler revejo-me tanto numa opinião como noutra.

    Compreendo o que o Treinador Luís Papança diz, porque jogos após jogos, principalmente nós jogadores sentimos na pele o facto dos árbitros não conhecerem e não saberem aplicar algumas leis de jogo. Nota-se bastante, em alguns deles, que não estão minimamente à vontade durante o decorrer do jogo, não só por não serem conhecedores de algumas regras de jogo mas também porque por vezes estão sujeitos a ambientes por parte dos adeptos que intimidam qualquer um…apesar de toda a gente saber que o futebol é mesmo assim.

    Para este problema ser resolvido, quanto a mim, tem de haver cooperação das 3 partes…Federação, Clubes e Árbitros.

    Federação no sentido de desenvolver esforços para que os árbitros possam ter formações (com alguém que saiba da matéria de preferência), porque muito sinceramente acho que é a entidade que menos tem feito para que a modalidade cresça no nosso distrito.

    Os clubes terem em atenção as atitudes de alguns dirigentes (falo durante o decorrer do jogo, porque é só onde tenho conhecimento), porque por vezes são os principais “incendiários dos jogos”. Os clubes têm também de ser responsáveis pelos jogadores e adeptos e algumas atitudes destes, uma vez que já que não se paga às autoridades para estarem presentes nos pavilhões, (pelo menos no distrital), têm de apelar à serenidade dos ânimos, não os condicionando no apoio às equipas como é óbvio.

    Quanto aos árbitros, uma vez que têm de saber regras de futebol de 11 e de futsal, já que não se querem (ou não podem) especializar numa ou noutra vertente, deveriam também ter outra postura dentro de campo. Não digo que são todos os árbitros, mas também não vou citar nomes, mas quanto a mim deveriam aceitar reparos dentro de campo, desde que feitos respeitosamente, e não deveriam reagir de forma intimidatória para os jogadores. Acho que a melhor postura seria de abertura para falar com os jogadores e treinadores e não evitar o diálogo ao invés de disparar cartões sem sequer tentar perceber a outra parte.

    Se a modalidade se mantém em movimento muito podemos agradecer a jogadores, clubes e a árbitros, porque pelo que me apercebo, a federação pouco colabora para que esta modalidade desenvolva.

    Resta-nos trocar ideias e esperar que outros, mesmo que não as dêem, pelo menos as leiam e colaborem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É interessante observar as duas prespectivas deste assunto.
    Eu deixo a minha humilde opinião da seguinte forma: é certo que a Associaçõa não tem feito um grande esforço no que toca a formação de arbitros, e até mesmo, no que toca à sua actualização, pois todos sabemos que os regulamentos sofrem alterações, e é preciso ir relembrando esses aspectos.
    Tenho conhecimento de que se iniciará para breve o curso de arbitros de futebol e futsal. Na minha opinião julgo que mesmo arbitros que já tenham esta formação, deveriam comparecer, uma vez que é gratuito, para reaprender as leis de jogo. Uma vez que não existem formações para que essa actualização seja feita. Agora uma pergunta, será que os arbitros estão interessados em relembrar esses aspectos?!

    ResponderEliminar
  3. Penso que tem de haver da parte de todos os intervenientes (Associação, clubes, árbitros, jogadores e dirigentes) um esforço para que a modalidade possa continuar a crescer e a implantar-se no distrito. Em relação à arbitragem que é a parte onde eu estou inserido tem realmente que melhorar muito. A grande maioria dos árbitros, incluindo eu são árbitros que estavam habituados a apitar futebol 11 e que começaram a apitar jogos de futsal, mas que continuam a apitar futebol 11. E creo que está ai a origem de alguns dos problemas, pois apesar das leis terem as suas parecenças, o futsal é completamente diferente do futebol 11. Na minha opinião uma das coisas que se pode fazer para que a arbitragem melhore é começar a haver árbitros só de futsal, árbitros que não façam futebol 11 regularmente. O que não é fácil conseguir-se, pois como foi referido atrás começou na passada Segunda um curso para árbitros de futsal, curso este que começou com 7 candidatos, 3 dos quais vindos do futebol 11 (incluindo eu). Isto com a modalidade em expanção e cada vez com mais clubes em diversos escalões é muito pouco.

    Sim, tambem penso que da parte dos árbitros deveria de haver um maior interesse em participarem em formções de actualização das leis e sua aplicação, é ai que penso que os núcleos deveriam intervir mais fazendo pequenas reciclagens e formações das leis. Pois creo que em qualquer dos três núcleos existentes no distrito existem árbitros que estão a fazer jogos de futsal.
    Este é um tema para o qual podiamos estar para aqui a escrever que muito mais haveria para escrever, mas de lembrar que esta é simplesmente a minha opinião.

    Agora um aparte só para responder
    à pergunta deixada no comentário das 18:27 de 6 de Abril.

    Poderia haver mais interesse por parte dos árbitros em actualizarem-se, mas não podemos generalizar pois no curso que começõu na passada Segunda e que está a decorrer em Évora. Três dos candidatos são árbitros de futebol 11, (dois dos quais apitam com alguma frequência jogos de futsal) e que para poderem estar presentes no curso dois fazem cerca de 120Km e o outro 60 para poderem estar presentes.

    Um abraço, Pedro Lopes.

    ResponderEliminar
  4. Força Leonel, continua a tua luta, um abraço - Cândido Pereira

    ResponderEliminar
  5. Vejo que já consultam este blog por paragens Algarvias, o que me satisfaz bastante.
    Não deixarei de lutar para melhorar os aspectos que conseguir e onde possa directamente intervir neste Distrito no que diz respeito à arbitragem.
    Grande abraço, Cândido.

    ResponderEliminar