segunda-feira, 30 de março de 2009

Ferroviários vs Mourão, Juvenis

Recebi um comentário neste blog sobre os problemas que tinham existido no final deste jogo em Vendas Novas.
Já respondi a esse anónimo e pouco mais tenho a acrescentar. Pois desconheço os pormenores de todos os acontecimentos e entendo que serão os serviços competentes da AFE que deverão esclarecer, averiguar e punir nestas circunstâncias.
Sei, por conversas que já me fizeram, que a situação foi muito grave.
Deixo aqui patente a minha preocupação, espero que sejam factos isolados e que todos ponderem para que não se repitam.
No futsal, como em qualquer outra modalidade, formam-se jovens, não só a nível desportivo como pessoal, devendo fomentar-se o espírito desportivo e competitivo, com fair-play, lealdade e respeito, quer pelos adversários quer pelos seus apoiantes e dirigentes.

4 comentários:

  1. Bom dia Leonel, reparei que comentaste o meu blog e de facto a verdade é que o teu percurso tem sido um bocado como o meu (ambos procuramos saber mesmo quando nada temos e vamos á procura das respostas), mas a modalidade infelismente está muito mal servida, vontade existe mas á total desconhecimento por parte das regras por parte de alguns dos teus colegas, para não dizer que levam a modalidade na descontra para passar o tempo, penso que apenas tu e o Aires se dedicam de facto o resto do pessoal desconhece as leis, não se esforca e ainda por cima complica mesmo quando não tem razão. Podes dizer que estou do outro lado mas o facto de ter sido árbitro e conhecer melhor que muitos as leis de jogo leva-me a ver a arbitragem de outra forma. Talvez passe por haver alguem que se aplique para depois formar, mas a pergunta é, existe alguem por parte da AFE com interesse nisso? Os arbitros querem saber as leis de jogo? Parece-me facil a solução mas enquanto a resposta a esta pergunta não surgir não vai haver evolução.

    ResponderEliminar
  2. Já tivemos formadores, na altura em que frequentei o curso, mas esses abandonaram o "barco" passado pouco tempo.
    Não sei, desconheço por completo, se existe alguma ideia em formar alguém para ser formador de árbitros no nosso distrito, compete ao Conselho de Arbitragem essa tarefa.
    Muitas das vezes a desmotivação acontece, por parte dos árbitros, por falta de acompanhamento, poderão existir alguns, penso que poucos, que não procuram actualizar-se.
    Mas existe outro grande problema, por mim falo, é muito difícil manter alguém actualizado nas duas vertentes, as leis por vezes confundem-se e confundem, se é que me fiz entender. O rumo da arbitragem de futsal, neste distrito, passa também pela criação de um quadro de árbitros de futsal, com formação, provas e actualizações, completamente distintas do futebol de 11. É muito complicado alguém arbitrar nas duas vertentes, será uma opção pessoal, isto quando sem conseguir formar um quadro.
    As inscrições estão abertas, desconheço quantos candidatos há, mas posso dizer-te que, naquilo que depender de mim auxiliarei no que for preciso. É preciso motivar quem queira seguir um percurso nesta actividade e aproveitar o facto de Évora não ter candidatos aos quadros nacionais para atingir esse patamar, penso que será uma boa razão para quem queira começar, pois existem associações com quadros muito completos e é muito difícil ser-se candidato à subida, o que por aqui, por agora e espero que por pouco tempo, ainda não acontece.

    ResponderEliminar
  3. Pode dizer-me o endereço do blog do treinador Luis Papança ?

    ResponderEliminar
  4. http://luispapanca.bloguedesporto.com/1/

    ResponderEliminar