segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Princípio, Meio e Fim

Tudo na vida tem um princípio, um meio e um fim, disso ninguém duvida, também existem timings e certas conjugações de factores que nos levam a tomar decisões, algumas fáceis outras difíceis. A decisão que tomei foi muito difícil e ponderada. Conjugaram-se alguns factores para que chegasse à conclusão (e difícil decisão) de que não deveria continuar nesta actividade.
Os motivos principais são de ordem profissional e familiar. Existiram alterações nos horários no serviço onde me encontro, passando a integrar uma escala rotativa que abrange as 24 horas do dia e os 7 dias da semana, com folgas rotativas que nem sempre calham ao fim de semana, tornando-se assim muito complicado arranjar tempo para arbitrar quer a nível nacional quer a nível distrital. Esta alteração, que até se poderia, embora dificilmente, conciliar com a arbitragem, com muitas trocas e favores dos colegas, deixaria muito pouco tempo, ou quase nenhum, para a família, que sairia bastante prejudicada, como até aqui tem sempre sido. Como para mim a família está e estará sempre em primeiro lugar, a minha entidade patronal não pode ser prejudicada com as minhas actividades extra profissão e o tempo disponível para treinar e me manter actualizado diminuiria drasticamente, não me restou outra hipótese além do abandono da carreira de árbitro.
Como já disse foi muito difícil decidir, mas foi uma decisão madura e consciente.
Foram cerca de 10 anos de dedicação à causa da arbitragem, se mais não fiz foi porque não me foi possível. Atingi patamares que nunca pensei atingir, esforcei-me sempre por me manter actualizado e com um nível físico, no mínimo, aceitável para desempenhar a função, conheci muita gente e muitos locais que desconhecia, fiz amigos e creio que não criei inimigos, ajudei quando pude e pedi ajuda quando não sabia, passei por inúmeras peripécias e situações complicadas, enfim, um chorrilho de coisas muito boas e poucas más, felizmente.
Quero agradecer a todos aqueles que de alguma forma me ajudaram e fizeram crescer no mundo da arbitragem, agradeço também a todos aqueles com os quais tive o enorme privilégio de arbitrar e aqueles com quem formei equipa, agradeço à AFE e seu Conselho de Arbitragem como agradeço à FPF pelas oportunidades e condições que me proporcionaram para ser árbitro de futsal, agradeço ainda a todos os agentes desportivos, jogadores e dirigentes, com os quais me cruzei e sempre respeitei, sendo respeitado.
Sempre pautei a minha vida por valores dos quais muito me orgulho, respeito, sinceridade, honestidade, frontalidade e muito bom senso, entre outros, pedindo assim desculpa a todos aqueles que se possam ter sentido prejudicados por alguma decisão que tomei, no decorrer dos muitos jogos que arbitrei, quando o fiz foi por incompetência e nunca, mesmo nunca, de forma reiterada ou propositada com a intenção de prejudicar alguém ou algum clube.
Não gosto de despedidas, como tal, até um dia, pois espero um dia regressar a esta modalidade noutra qualidade qualquer.
Saudações Futsalistas.

42 comentários:

  1. Um forte abraço. Não te verei nos campos de futsal, mas espero encontrar-te por cá para um copo e dois dedos de conversa. As minhas felicitações pela tua carreira de árbitro. Os meus votos de grande sucesso profissional e familiar. E o lado académico da questão? Como ficou?

    ResponderEliminar
  2. Leonel, imagino que não tenha sido nada facil essa decisão.
    Da minha parte, obrigado por ter servido o futsal e o nosso distrito sempre da melhor forma, não deixe de acompanhar esta magnifica modalidade.

    Um Abraço e até um dia destes...

    ResponderEliminar
  3. A arbitragem fica muito mas mesmo muito mais pobre. Melhor que um bom arbitro é uma boa pessoa e tu es das melhores pessoas com quem ja convivi no futsal e não só. Todos temos de respeitar a tua decisão mas lamento-a profundamente. Não te afastes, não deixes cair a arbitragem de futsal no distrito de Évora num poço sem fundo. Fica por perto pois ja estas a fazer muita falta. Grande abraço e as maiores felicidades para a tua vida. Que sejas tão competente no teu trabalho e com a tua familia como sempre foste neste teu hobby.
    Ass Pedro Pereira

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Énio
    Grande abraço, continuarei presente a acompanhar dentro da disponibilidade.

    ResponderEliminar
  5. Tristeza, respeito e saudação.
    Tristeza, por ver sair da arbitragem um bom valor.
    Respeito, pois os motivos apresentados são, e sempre serão, o mais importante da vida.
    Saudação, de amizade, pois creio que te posso considerar um amigo.

    GRANDE, GRANDE ABRAÇO!!
    Romeu Afonso

    ResponderEliminar
  6. Tiago Gonçalves (AFCB)20 de setembro de 2010 às 22:59

    Foi com muita pena que li esta noticia.
    Vai mantendo o contacto
    Abraço e muitas felicidades para esta nova etapa!!

    ResponderEliminar
  7. Sr. Leonel, não terá sido certamente fácil esta sua decisão. Da minha parte, um muito obrigado pela sua contribuição para a minha aprendizagem sobre o futsal, não só pelo seu desempenho dentro das quatro linhas mas também pela sua disponibilidade em usar este blog para nos esclarecer.

    Proponho-lhe que mantenha este seu blog, contribuindo com esclarecimentos sobre as regras e as formas mais correctas de as aplicar. A sua experiência e qualidade enquanto árbitro de futsal, será certamente uma forte fonte de conhecimento para treinadores, dirigentes, jogadores e árbitros do Distrito de Évora.

    Um abraço pessoal e outro em nome de todos os elementos da A.D. Évora Futsal.

    Ricardo Tenreiro de Sá
    A.D. Évora Futsal

    ResponderEliminar
  8. Obrigado Pedro.

    Grande abraço e felicidades para ti e para a tua promissora carreira de treinador.

    ResponderEliminar
  9. Romeu

    É óbvio que podes considerar-me amigo.

    Grande abraço para ti e obrigado.

    ResponderEliminar
  10. Grande Tiago, sempre presente.
    Obrigado, aquele abraço.

    ResponderEliminar
  11. Ricardo, obrigado pelas palavras.
    Não será fácil manter-me actualizado pois esta época houve muitas alterações, vou tentar mas não prometo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  12. Pois,Pois! Não é dificil ver o futsal, mas aprecia-lo contigo em campo, era diferente, para ti meu amigo, um horário capaz que te deixe espaço para continuares a honrar a arbitragem e o futsal.
    com um abraço e até já.
    A.M.P.A.

    ResponderEliminar
  13. É com muita pena que fico inteirado do teu abandono ,perde se um grande valor e acima de tudo um grande amigo na familia do futsal, vou ficar eternamente agradecido por tudo o que fizeste por mim e espero que nos voltemos a encontrar num futuro proximo ,desejos te tudo de bom.

    Danile Lança
    Um grande Abraço Grande AMIGO

    ResponderEliminar
  14. Tenho muita pena que abandones algo que sei que adoras! É o mal comum conseguir conciliar a vida profissional e pessoal com esta actividade. Espero que guardes num cantinho especial toda esta etapa da tua vida, porque fizeste sempre o melhor que sabias, primando pela simpatia e humildade. Eu não me vou esquecer desta época que passou e de todas as nossas longas viagens :D
    Um beijinho muito grande e o importante é seres feliz. Mesmo deixando a arbitragem, os teus amigos e colegas continuarão a tomar-te como exemplo!!

    ResponderEliminar
  15. Meu amigo... Fizemos vários jogos. Gosto de pensar que estive presente no teu processo ascendente.

    As decisões mais difíceis tornam-se mais fáceis à medida que nos apercebemos que foram as mais correctas.

    Espero que tenhas sucesso neste novo passo na tua vida profissional.

    E que, academicamente, desportivamente, dês os passos que sintas necessários para que o teu futuro seja mais risonho.

    Um abraço para ti e cumprimentos para a tua família.

    Armando Mira

    ResponderEliminar
  16. Amaro

    Por agora é mesmo impossível voltar a arbitrar, no futuro também não me vejo nessa função, quem sabe se um dia não poderei estar na bancada a observar os meus colegas e amigos, gostava muito e tenho essa esperança.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  17. Obrigado Daniel

    Segue o teu caminho de aprendizagem e dedicação à causa da arbitragem, a tua humildade e simplicidade farão de ti um excelente árbitro, acredita.

    Aquele Abraço

    ResponderEliminar
  18. Paula

    Foi sem duvida uma época muito enriquecedora. Espero que tenhas tirado proveito dos ensinamentos que te fomos transmitindo para conseguires almejar os teus objectivos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Armando

    Foi com muita pena que te vi abandonar a arbitragem, aprendi muito contigo, numa época que terminou de forma espectacular para mim, infelizemente para ti não o foi. Irei sempre lutar pelos meus objectivos, desta vez fora da arbitragem.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  20. por tudo o que possa dizer neste momento, por muitas palavras utilizadas, não encontrarei decerto aquelas que melhor definem o sentimento que neste momento vai dentro de mim.Posso dizer que é um turbilhão de sentimentos enorme que vão aqui dentro. É um misto de felicidade/angústia. Tudo o que aprendi a nível do futsal posso agradecer a este Homem que sempre procurou ajudar o próximo. A sua maneira de ser, a sua maneira de estar, o cuidado em falar para expressar a sua opinião nas diversas situações com que nos deparamos todos os fins-de-semana nos pavilhões ou a caminho deles, a abordagem do futsal, enfim, tudo isso me deixa feliz por ter convivido com o Leonel e partilhado experiências todas elas positivas! Ao mesmo tempo foi com uma angústia enorme que recebi a noticia, fiquei abalado, era uma coisa que não me passava pela cabeça, pelo menos nos próximos 10 anos. Por muito que me custe, vou ter que aceitar, e respeito a decisão mas......já fazes falta Amigo! Por fim, e pela maior razão de tudo isto, desejo-te as maiores felicidades a nível profissional, académico e, como os últimos são sempre os primeiros, junto da tua família que tenhas sempre tudo de bom e do melhor! Um grande abraço, e um Até Já,João Marques

    ResponderEliminar
  21. João, até já.
    Eu também já não tenho muitas palavras para agradecer os vossos e comentários e opiniões.
    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde Leonel
    Infelizmente sei o que é sentir na pele as alterações de horários dos turnos e das folgas, por isso compreendo a tua posição em relação a esta decisão que não deve ter sido nada facil de tomar.
    A arbitragem no futsal vai ficar muito mais pobre, mas ... é a vida e primeiro está o nosso ganha pão.
    Um abraço e felicidades para ti.
    Martins
    Alcáçovas AC

    ResponderEliminar
  23. Obrigado Martins

    Outros seguirão nesta nobre missão e com a qualidade desejada, não tenho duvidas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  24. As palavras não são o meu forte, mas pouco mais há a dizer depois de tantos e mais que merecidos elogios por parte de tantas pessoas ligadas ao futsal.

    Parece que esta é uma das poucas vezes em que vejos ambos os lados de acordo. O Leonel foi a pessoa que mais fez pela arbitragem de futsal na nossa associação e concerteza sempre que puder está ai para ajudar.

    Foi tambem com uma enorme tristeza que recebi a noticia que ias abandonar, fico muito triste, mas primeiro está a familia.

    Resta-me mais uma vez deixar aqui todo o meu agradecimento pelo que fizeste por mim. Se esta época consegui atingir o meu objectivo, para isso a tua ajuda foi fundamental. Toda a disponibilidade por ti mostrada para mim e para com todos os nossos colega é de louvar.
    Sem ti tudo vai ser mai dificil...

    Grande abraço amigo,
    Pedro Lopes

    ResponderEliminar
  25. Pedro
    Grande Abraço

    Toda a sorte do mundo nesta tua nova e dificil etapa. Lembra-te também que além de dificil é bonita, desfruta de todos os bons momentos que terás a oportunidade de viver.

    ResponderEliminar
  26. É com tristeza que recebo a noticia do teu abandono!
    foi contigo que aprendi a ser árbitro de futsal, bastantes jogos fizemos e neles observei como tu os arbitravas para quando eu apitava fazer como tu fazias, foste o máximo do futsal eborense até ao momento e continuarás a ser aquele amigo que tudo fez para ajudar os outros!
    É com mágua que te vejo abandonar a arbitragem mas sei que vais continuar atento ao futsal, porque o bichinho nunca irá morrer...
    Sempre que precisares de mim aqui estarei, pois sabes que nunca te direi que não!
    Alguns podem não entender, mas para bons homens como nós primeiro estará sempre a família, são eles que nós sacrificamos para matar este bichinho que temos dentro de nós, mas tudo têm um principio e um fim!
    Até breve meu grande amigo e continua com essa tua humildade!
    Desfruta agora do tempo para estares mais perto da tua família!
    aquele abráço!
    Luís Aires

    ResponderEliminar
  27. Olá Leonel,

    Foi com uma grande surpresa que soube da noticia, sobre o teu abandono. Com a evolução do futsal a nivel local e nacional, olhei sempre para ti como um futuro árbitro de 1ª categoria. Sendo um exemplo para todos os colegas na modalidade. Infelizmente e pelas razões já mencionadas não vai ser possível, ficando todos nós a perder...

    Espero que este abandono seja apenas dentro do campo, porque fora dele o futsal do Distrito de Évora precisa de contar com o teu apoio.

    Um abraço
    Oscar Tojo

    ResponderEliminar
  28. Luís Aires

    Obrigado pelas tuas palavras, continua com o teu trabalho e dedicação á causa.

    Grande Abraço.

    ResponderEliminar
  29. Oscar

    Não foi fácil tomar esta decisão, mas a vida é assim mesmo e nós temos que seguir em frente.
    A minha ajuda fora de campo poderá acontecer, mas sempre de forma condicionada, pois as formações da FPF são importantíssimas para estarmos actualizados e esta época haverá muitas alterações a assimilar.

    Grande Abraço

    Continua com o teu trabalho que a arbitragem eborense agradece.

    ResponderEliminar
  30. Bom Dia Leonel.

    É com enorme tristeza que recebi a noticia do teu abandono,sem duvida que perdemos o melhor arbitro a nivel distrital e uma referência a nivel nacional, pessoa humilde com quem se podia falar sobre futsal, mas a vida é feita de decisões e tu tiveste de tomar as tuas. Resta-me desejar-te as maiores felicidade para a tua vida familiar e profissional.

    Um abraço

    Rui Miguel Simões

    Almansor Futebol Clube

    ResponderEliminar
  31. Obrigado Rui

    É como dizes, a vida é mesmo assim.

    Abraço

    ResponderEliminar
  32. Caro Leonel,
    Foi com alguma surpresa que recebi a notícia do teu abandono, a vida é feita de decisões e por vezes nem todos têm a coragem e a frontalidade para as tomar. Tiro o chapéu à tua atitude e desejo-te ao melhores felicidades para a tua vida.
    Espero que já tenhas encontrado aquele xarope que não faz ressonar… :)
    Um grande abraço.
    Pedro Tomé

    ResponderEliminar
  33. Pedro Tomé

    Obrigado, boa época para ti.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  34. Leonel boa sorte e até breve, um abraço colega.
    Cândido

    ResponderEliminar
  35. Como professional honesto, metódico, com elevadas capacidades técnicas nas funções que desempenha, já esperava esta tua decisão, não é facil "né" companheiro!
    Enfim perde-se um homem de elevada valia no Futsal, que sempre dignificas-te e tentas-te elevar, ganha-se um paí, um marido, um professional ainda mais empenhado (como se tal fosse possivel).
    Acima de tudo e, porque também eu, tenho a clara noção que esta é a minha ultima época enquanto dirigente desportivo, importa dignificar-mos a classe que representamos...e tu fizeste-o de forma impar.
    Um abraço Leo!!!

    ResponderEliminar
  36. Obrigado Paixão

    Não é fácil deixar algo de que tanto gostamos, mas é vida!
    Como tu bem sabes não é nada fácil conciliar profissão, familia e outras actividades que tanto tempo nos levam e requerem muito empenho para se obterem bons resultados. Também tu tens conseguido com muita dedicação e sacrificio dar boas condições para formar jovens jogadores de futebol, trabalho nem sempre reconhecido. Tens dignificado, muito, a tua terra e o teu clube.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  37. Boa tarde!

    Bem ainda não tinha tido oportunidade de comentar esta surpreendente noticia. Fiquei boquiaberto quando li no blog pessoal do Leonel mas mediante tais razões não podemos sequer colocar em causa tal decisão. O que eu quero aqui realçar publicamente é que sempre admirei e continuo a admirar o árbitro e a pessoa de Leonel Craveiro, dizer-lhe que nele vi sempre uma referência e que agradeço imenso tudo o que ele me ensinou no mundo do Futsal que fizeram de mim mais e melhor árbitro da modalidade.

    Um grande abraço Leonel e que um dia destes nos voltemos a encontrar por ai.

    Luís Godinho (Árbitro da AFE)

    ResponderEliminar
  38. Obrigado Luís Godinho

    Estás no bom caminho, escolhas a opção que escolheres, tenho a certeza de que nos encontraremos por aí.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  39. http://apitodofutsal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  40. leonel
    ja te tinha deixado aqui um comentario, poucos dias apos esta tua decisao, contudo n sei porque motivo mas nao chegou a estar ai disponivel, por isso e para que n penses que me esqueci de ti, vou deixar te aqui mais umas palavras de reconhecimento por tudo quanto fizes te pelo futsal em evora, provavelmente a nivel de arbitragem foste tu o grande impulsinador desta area, o futsal em evora perde um grande arbitro, da minha parte so te posso agradecer a tua simpatia, a tua atençao o tares sempre disponivel pra esclarecer as duvidas que surgiam.
    espero que um dia, se a tua vida assim o permitir, que regresses seja em que funçao, de resto so te posso desejar as maiores felicidades profissionais e pessoais.
    um grande abraço e obrigado por tudo
    joaquim marques

    ResponderEliminar