quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Ups....

Ainda estou um pouco atónito com o artigo que li no blog Apito de Lata, tomei a liberdade de o transcrever para este espaço, assim como o meu comentário ao mesmo, deixado no referido blog.

Segue o artigo:

“ARTIGO DE OPINIÃO - LUIS PAPANÇA
ARBITRAGENS DE FUTSAL O PODRE DA AFE

Hoje tenho de escrever sobre o que acho extremamente injusto. Cheguei a casa e vim ver os castigos e não é que vejo que a minha atleta Leila Sezões, que foi selvaticamente agredida por Susana Pinto até responder á agressão a que foi sujeita, levou a mesma punição? Só posso concluir uma coisa o burro do árbitro que para alem de não ter visto nada ainda inventa no relatório, depois de me ter dito que viu tudo quando eu vi que ele não viu nada??A arbitragem da AFE está podre e prejudica as equipas, os únicos que vejo que sabem as leis de jogo são o Leonel Craveiro e o Luis Aires, de resto que me perdoem não sabem nada e ainda inventam. Este Gonçalo freira é prepotente e devia ter vergonha de inventar o que não se passou, ensinou-me a minha mãe "se não vistes não inventes". Existe um artigo que castiga os árbitros por falsearem a verdade mas depois ninguém os contraria eles fazem o que querem. Quando quis ser árbitro de futsal e arbitrei alguns jogos fartei-me de ler, desloquei-me a lisboa para ver os melhores, fiz perguntas, vi videos, o que é que fazem os nossos árbitros??? Nada só se preocupam em passar o recibo verde e o resto que se f... é esta a pura da verdade.Para ter o III Nivel de treinador de futsal fartei-me de estudar, fartei-me de gastar dinheiro e fiz quilometros para o conseguir com muito sacrificio e agora anda esta gente desinteressada a prejudicar-me todas as semanas, só dá vontade de desistir disto tudo mas ainda me vão gramar por cá muito tempo e no meu blog digo o que quero e me apetece. Para me actualizar tenho ido a clinics, acções de formação, e todos os anos quem me vê por lá diz "lá está o alentejano, não falha uma" e sabem porque?? Porque quero aprender sempre mais e mais, não me encosto á bananeira. É demais de facto. Volto a repetir Srs Árbitros aprendam as leis e respeitem quem anda nisto por amor, não se escondam atrás dos cartões para calarem quem sabe mais que alguns de voces.”

O meu comentário:

“Em primeiro lugar, deixando desde já bastante claro, defendo e defenderei sempre os árbitros, pois sei as dificuldades que existem para se recrutarem novos elementos e manter aqueles que continuam em função.

Em segundo lugar, de forma bastante positiva, esta época estão a ser nomeados dois árbitros para quase todos os escalões, ajudando de forma efectiva ao bom desenrolar dos jogos, pois só quem arbitra sabe das dificuldades em arbitrar sozinho e mesmo em equipa existem sempre pormenores que escapam ao controlo dos dois. Falta o cronometrista e o policiamento, com calma havemos de lá chegar.

Em terceiro lugar, as quezílias entre jogadores ou jogadoras, são feitas por eles ou por elas, limitando-se o árbitro, dentro daquilo que a Lei determina, a aplicar as sanções disciplinares adequadas.

Por último, existem muitas formas de criticar, no entanto não me parece que esta seja a mais correcta, pois as ofensas pessoais não são crítica.
Também existem instâncias próprias para fazer chegar as reclamações, quer dos árbitros, quer dos clubes ou seus dirigentes e treinadores, não é nestes artigos que se resolvem os problemas, a A F E existe para servir os seus filiados, os clubes, logo, é para esse organismo que devem seguir.
Relativamente aos castigos, quem os aplica não são os árbitros, existe um Conselho de Disciplina para processar os mesmos. Além do mais, penso eu, que os clubes podem pedir os relatórios dos árbitros, se assim for, é uma questão de pedir o tal relatório e constatar aquilo que o árbitro escreveu.

Saudações futsalistas.”

6 comentários:

  1. Leonel para já os meus parabens pelo teu blog e pelo que tentas fazer pelo futsal eborense, mas deixa que te diga que quem anda atónito sou eu que quase acabei expulso no sábado passado por ter pretendido que fosse permitido a 4 atletas aquecer ao mesmo tempo, penso que sabes do que estou a falar, erros como estes acontecem em todos os jogos e nem vale a pena enumera-los porque são tantos.,. Toda agente sabe que a arbitragem está mal, inclusive os membros do conselho de arbitragem comungam dessa idéia pois já me cruzei com alguns esta época em pavilhões e a resposta foi "é os que temos" o que posso dizer é isto se é o que temos, há que melhorar mas como podemos melhorar se não ha interesse em aprender a especificidade do futsal, eu predisponho-me a estar presente em acções de formação para dizer o que acho que está mal e falar com os ásbitros para delinearmos estratégias de desenvolvimento e mostrar o meu ponto de vista.Quanto ás minhas palavras talvez não tenham sido as mais correctas mas se dissesse o que de facto pensei na hora .... nem vale a pena. O relatório do referido jogo esta´comigo mas como os dois árbitros presentes não sabem que um deve apontar e o outro atento aos acontecimentos, estavam os dois a apontar e nenhum viu nada e quem se lixa sou eu que se vê privado de poder contar com uma atleta que respondeu a uma agressão e foi castigada como se tivesse agredido, vale a pena recorrer do que? De que me serve dizer que a minha atleta respondeu á agressão se no relatório diz que se agrediram de forma mútua sem o árbitro ter descurtinado quem começou?Acho que grande parte da solução passa pelo interesse dos árbitros em perceber onde estão a errar e onde devem melhorar e se precisarem eu digo quais os erros mais cometidos.
    Abraço e continuação do teu bom trabalho.
    Luís Papança

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que comentaste o post.
    Agradecer-te desde já e enaltecer o reconhecimento do teu excesso.
    Gostaria apenas que me dissesses qual o endereço do teu blog, pois eu já retirei dos meus links um que tinhas porque a ultima noticia era de Abril e não consigo actualizá-lo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Meu deus este papança é demais...deve pensar que é o Mourinho do Futsal! tanto estudo, tanto diheiro gasto, tanto kilometro! nem sei como não estas a treinar uma equipa grande! sabes la tu o que é arbitrar um jogo, sabes la tu o que os arbtros sofrem e a miseria que ganham para tares a falar de recibos... e não sabes que responder a uma agressão é expulsao? queres que o arbitro coloque o que no relatorio? que a tua menina deu um beijinho na adversaria? por amor de deus, foi agredida, depois tambem acabou por agredir, ta justo o castigo... e é por pessoas como tu que isto não evolui, pensam que sabem tudo mas, sao os maiores so porque receberam uma formação de 2 horas... em vez de gastares dinheiro em formação arranja é esses dentinhos todos podres que tens... enfim, eu fico doido quando dizem mal de pessoa que tem de aturar esta gente!
    abraço Leonel
    ass: logo te apanharei um dia por ai papança dentinho =)

    ResponderEliminar
  4. Leonel
    Infelizmente alguns comentários que postados por esses blogs fora, neste caso relacionado com o Futebol são de nível muito baixo, faço-te um pedido, nestes casos onde a ofensa é gratuita e sem ser mais valia, não coloques on-line. Pessoal que infelizmente se esconde atrás da tão corajosa identificação, "O Anónimo". É preciso ser-se corajoso e ignorante. Ignorante porque vem opinar pelo vistos sem conhecer o Papança que tu tão bem conheces e sabes que apesar de ele não ter utilizado os termos mais correctos, sempre defendeu e promoveu o Futsal. Segundo ponto, o Papança foi arbitro durante muitos anos e nesse capítulo, corajoso Anónimo também não lhes dás muitas lições. Quer queiram quer não é o mais conceituado e com mais títulos no nosso distrital. Vir falar da dentição deste ou daquele só demonstra que o corajoso anónimo é reles e frustrado, a não ser que sejas Dentista de profissão, mas pelo nível da tua escrita, deves ser mais bate-chapas ou limpa-chaminés, mas adiante, vamos falar antes de coisas mais importantes, que deveria ser o propósito deste blog.
    Independentemente do resto, considero que o Papança falou num ponto importante, não só os árbitros como alguns treinadores do nosso distrital tem carência de formação e isso todos nós sabemos que é uma realidade. À pouco tempo um árbitro do nosso distrital me confessou que antes de ter curso já arbitrava, tudo devido à carência de árbitros com que se depara a AFÉvora.
    Esperamos e desejamos que acções de formação surjam na nossa cidade com o objectivo que esta modalidade possa evoluir para o bem de todos, e que possam surgir mais Mourinhos desdentados ou não.

    Boas Festas

    ResponderEliminar
  5. Bem assim é que é! Deus no ceu e papança na terra! ele que se candida-te ai a camara de evora pode ser que ganhe! oh sr.Jose Carlos, quem ve o que escreve pensará certamente que o senhor é um mestre, mas mestre so da asneira! entao quer dizer que é mais que um bate chapas!? por acaso não sou nem mais nem menos que ninguem, so acho feio não ter brio com os dentinhos e depois ter tanto cuidado com formações! so disse que se esse senhor ja gastou tanto dinheiro para aprender, ja devia ter aprendido que higiene oral é fundamental! meu amigo é do senso comum, ate mesmo o lompa chamines que se preze anda com os dentinhos bonitinhos!
    isto para dizer que o meu comentario não foi menos baixo do que o que o sr. papança fez em relaçao aos pobres dos arbitros que sao sempre os mauzoes da fita...
    e voce por ter respondido a minha provocação desceu ainda mais baixo...de nivel amigo...
    abraço a todos os arbitros, não deixem estes chicos espertos se apoderarem da vossa dignidade!

    ResponderEliminar
  6. Acabei de rejeitar um comentário.
    Pois achei a expressão forte demais.

    ResponderEliminar