quarta-feira, 31 de março de 2010

Ah, pois é ? ? ? ! ! !

"Será que é assim que a associação pretende incentivar o futsal!?! Uma final da taça em dia de semana e em horário de trabalho."

Foi uma SMS que me enviaram, identificada, mas, como é óbvio, eu não identificarei aqui, e eu resolvi partilhar para apreciação geral dos leitores deste blog.
Realmente, depois de ler a SMS e consultar as nomeações é que conferi a situação, pois quando publiquei não dei conta da mesma. A final da taça de juniores será disputada amanhã, 5ª Feira, 1 de Abril, às 11h00, em Arraiolos. Claro que sabemos que a malta está de férias da escola, pelo menos a grande parte dos jogadores deve ser estudante e é bom que assim seja.
E os restantes? Dirigentes, treinadores, árbitros, público, estão de férias? Estão desempregados?
Que eu saiba o Governo concedeu tolerância de ponto, à função pública, mas só de tarde.
A pergunta está feita e a minha admiração e espanto também.

Será que é assim que a associação pretende incentivar o futsal?!

Alguém que responda se for capaz!





Nota: A Final da Taça de Juniores realiza-se em Arraiolos.

segunda-feira, 29 de março de 2010

sábado, 27 de março de 2010

Morense vs Borbense

Gostei, mais uma vez, de arbitrar um jogo de Futsal.

Mais um jogo bem disputado, com um ritmo normal, com ocasiões de golo de parte a parte. O resultado final construi-se já decorria a segunda parte, fruto de maior pressão da equipa da casa que teve de inverter o rumo dos acontecimentos.
O publico, ruidoso e contestatário, em bom numero, ofereceu um ambiente tipico de uma competição desportiva. (Acho que até tenho por lá alguns amigos e amigas, pelo menos gritaram o suficiente comigo para eu os(as) ver!)
Resultado final 7 - 4, golos para todos os gostos e defesas também, pois os guarda-redes brilharam em muitas ocasiões.

Este é outro motivo pelo qual eu gosto tanto de Futsal, é quase impossível acabar um jogo sem golos e estes são a festa dentro espectáculo.

quinta-feira, 25 de março de 2010

domingo, 21 de março de 2010

Sorte!

Pois é, tive sorte!

Neste fim-de-semana tive a sorte de arbitrar dois bons jogos de Futsal, no Sábado, em Luz de Tavira, outro jogo emotivo e bem disputado, com uma ou outra picardia sem importância, com muita entrega dos intervenientes.
Desta vez a tabela classificativa não mandou e a equipa da casa conseguiu bater os visitantes por 3 - 2, com o resultado final a acontecer muito perto do fim da partida. Três preciosos pontos para fugir ao fundo da tabela.

É mesmo por isto que eu gosto de Futsal e de arbitrar Futsal.

sábado, 20 de março de 2010

É por isto que eu gosto tanto de Futsal

É muito difícil encontrar outra modalidade em que a emoção do golo esteja sempre à beira de acontecer e com tanta incerteza no resultado.
Tive o privilégio de arbitrar um bom jogo de Futsal, que aconteceu esta noite em Borba, com muita emoção, incerteza, espectáculo e fair-play. Nem sempre a lógica prevalece e este jogo foi disso prova provada, isto para quem pensava que iria ser um jogo fácil para a equipa da casa. Golos para ambos os lados, incerteza até ao fim, com a equipa de Portel a vender bastante cara a derrota, com o resultado final, 7 - 6, a acontecer muito perto do final do encontro.
A entrega e disponibilidade das equipas foi total, o fair-play sobrepôs-se, para bem do próprio jogo, facilitando, bastante, o nosso desempenho, e disso eu queria deixar a minha nota positiva para os intervenientes.
Cada jogo é um jogo e devemos saber encarar isso nessa perspectiva. Se houver respeito, de parte a parte, tudo correrá da melhor forma e a modalidade só tem a ganhar com isso.

É por isto que eu gosto tanto de Futsal.


sexta-feira, 19 de março de 2010

Nomeação FPF

Campeonato Nacional da 3ª Divisão
Sonâmbulos (8º, 26 P) vs Torpedos (2º, 40 P)
Pavilhão Desportivo de Luz de Tavira
Sábado, 20 de Março de 2010, pelas 17h00
Árbitro: Leonel Craveiro, A F Évora
2º Árbitro: Paulo Macau, A F Setúbal
Cronometrista: Paula Sousa, A F Setúbal

quarta-feira, 17 de março de 2010

segunda-feira, 15 de março de 2010

Meias Finais da Taça




SINALÉTICA

Só uma achega sobre este assunto.

Fala-se de arbitragem, dos erros dos árbitros, do desconhecimento das regras, enfim, de um sem número de situações que ocorrem todos os fins-de-semana no nosso distrital.
Na certeza absoluta de que sempre defendi e continuarei a defender os árbitros, criticando-os e aconselhando-os pessoalmente, não deixarei, sempre que seja possível, de deixar algumas dicas.

Em qualquer modalidade, a imagem é fundamental para quem quer assistir a um bom jogo ou espectáculo, nesse aspecto a sinalética do árbitro de futsal tem que ser uniforme e de acordo com aquilo que está estabelecido. Peço então à rapaziada que faça um esforço para se abstrair do futebol de 11 quando arbitra futsal, eu sei que não é fácil, mas com um pouco de esforço não custa nada.
Alguns exemplos que tenho visto: na sinalética de pontapé de linha lateral, esqueçam-se que não têm nenhuma bandeirola na mão e baixem o braço, horizontal ao solo; na marcação de faltas não entrem de imediato na superfície de jogo, façam a sinalética e só depois, caso seja necessário colocar os jogadores à distância, entrem na mesma; no pontapé de saída, em simultâneo com o apito, apontem com um dos braços na horizontal para o centro da superfície de jogo.

Não se esqueçam que este espaço é para ser utilizado para qualquer dúvida que tenham, podem enviar um comentário, com o vosso endereço, que eu não publico mas respondo em particular, ou podem deixar uma dúvida que possa esclarecer outros colegas e será publicada para leitura geral.

Boas apitadelas.

PS: Estou farto de percorrer quilómetros sozinho, nos jogos das competições nacionais, vamos lá arranjar entusiasmo e força de vontade para levar alguém a subir e poder arbitrar uns jogos comigo antes do meu abandono, ok?



sexta-feira, 12 de março de 2010

Nomeação FPF

Campeonato Nacional da 2ª Divisão
N S Tires vs Louletano
Pavilhão do Sassoeiros - Carcavelos
Domingo, 14 de Março de 2010, às 15h00
Árbitro: Paulo Macau, A F Setúbal
2º Árbitro: Leonel Craveiro, A F Évora
Cronometrista: Paula Sousa, A F Setúbal

quinta-feira, 11 de março de 2010

sexta-feira, 5 de março de 2010

Nomeação FPF

Campeonato Nacional da 3ª Divisão
AJN Algarvio vs Independentes
Martinlongo, Sábado 6 de Março de 2010, 16h00
Árbitro: Leonel Craveiro, AF Évora
2º Árbitro: Daniel Lança, AF Beja
Cronometrista: Nelson Rosa, AF Beja

quarta-feira, 3 de março de 2010

terça-feira, 2 de março de 2010