terça-feira, 30 de junho de 2009

Vale mesmo a pena consultar

Transcrevo esta mensagem que me foi enviada e gostaria de partilhar convosco. Vale a pena consultar este blog e matar a curiosidade de muitos aspectos da arbitragem portuguesa.

Exmºs Senhores

Com os melhores cumprimentos dou a conhecer que tenho página na net onde, desde Agosto de 2007 e diariamente, divulgo notícias, estudos, criticas, sugestões, preferencialmente sobre a arbitragem de futebol, futsal e futebol de praia, seja ela distrital, nacional ou além fronteiras.

Dos imensos temas desenvolvidos destaco, para já, os seguintes trabalhos:

-A constituição das equipas de arbitragem que dirigiram todos os 73 jogos das 68 edições da Taça de Portugal, que se iniciou em 1939, com os nomes de todos os colegas auxiliares e, ultimamente, dos quartos árbitros.
-O ranking dos melhores dez agentes da 1ª categoria nacional: Árbitros (desde 1974/75), Assistentes (1991/1992) e Observadores (1999/2000), assim como das Árbitras (2002/2003), dos Árbitros de Futsal (1995/1996) e respectivos Observadores (2001/2002).
-Os Árbitros portugueses nas fases finais dos Europeus (1968).
-Os Árbitros FIFA que estiveram na primeira grande competição futebolística que se realizou em Portugal, o Torneio Internacional de Juniores (Março e Abril de 1961).
-Os Árbitros que dirigiram as finais do Campeonato de Portugal, prova que se realizou entre 1922 a 1938.
-As listas de todos os agentes da arbitragem portuguesa que atingiram a internacionalização, casos dos 78 Árbitros (actividade iniciada em 1914/1915), dos 28 Árbitros Assistentes (1992/1993), das 3 Árbitras (2004), dos 4 do Futsal (1996) e dos 3 do Futebol de Praia (2007).
-A retrospectiva dos campeonatos do mundo desde o seu início, quer da competição masculina (desde 1930) quer feminina (a partir de 1991
-A lista dos Árbitros que dirigiram as 12 finais da Taça de Portugal de Futsal.

Quanto ao futebol distrital devo dizer se sou um adepto incondicional ao ponto desta época ter assistido já a muitos jogos e deles ter feito uma pequena referência (às equipas de arbitragem, naturalmente), no meu blogue, com texto e fotos.

Nesse sentido sugiro que visitem o endereço www.albertohelder.blogspot.com na expectativa de ficarem mais conhecedores de assuntos que reporto de importantes e necessários a todo o mundo do futebol.

Por último, espero poder contribuir para a história da arbitragem portuguesa, área muito carenciada, o que se lamenta, já que o futebol oficial em Portugal está quase a comemorar os 100 anos (!) e do passado do sector arbitral a hierarquia pouco ou nada tem...

Saudações

Alberto Helder

sexta-feira, 26 de junho de 2009

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Nomeação FPF

Não estava nada à espera, mas ainda bem que aconteceu, ainda vou arbitrar mais um jogo esta época.

Fase Final da 3ª Divisão Nacional

G Sportivo Loures vs G D Fabril
Pavilhão Paz e Amizade - Loures
27-06-2009, 18h00

Árbitro: João Barracas, A F Portalegre
2º Árbitro: Leonel Craveiro, A F Évora
Cronometrista: Bruno Lourenço, A F Portalegre

(João, não te safas, vais ter que pagar o jantarito pela subida!) lol

terça-feira, 23 de junho de 2009

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Resultado da sondagem

- 38% dos votantes pensa que teremos o mesmo número de equipas a competir no distrito na próxima época
- 30% dos votantes pensa que as equipas serão mais na próxima época
- 30% dos votantes votou na possibilidade de existirem menos equipas inscritas

Pode dizer-se que foi uma votação bastante equilibrada e renhida.

sexta-feira, 19 de junho de 2009


Hoje falo eu...

Sobre as classificações da Arbitragem da FPF e dos árbitros de Évora pertencentes aos seus quadros.

Em primeiro lugar para dar uma palavra de força e alento àqueles que foram, ao que se sabe até ao momento, despromovidos, ao Joaquim Rabasqueira que militava na 3ª Categoria Nacional de Futebol e ao José Serra, Observador da FPF. Não desistir é o que se pede neste momento, a arbitragem precisa do vosso valioso contributo e este foi apenas um pequeno obstáculo no vosso caminho.

Em segundo lugar, a todos os que alcançaram uma classificação que permite a continuidade nos quadros nacionais, vamos trabalhar mais um pouquinho, a próxima época será melhor com certeza.

Em terceiro lugar, confirmando aquilo que eu já tinha vaticinado há algum tempo, por conversas e conhecimento da excelente época, no seguimento doutras igualmente brilhantes, MUITOS PARABÉNS CATITA, sem duvida que mereces ter alcançado a 1ª Categoria Nacional de Árbitros de Futebol. Trabalhas-te e esforçaste-te diariamente para alcançar tão apetitoso objectivo, desfruta deste momento e não te preocupes com o resto. Na próxima época só te peço para confirmares e justificares a tua subida, isso faz-se dentro de campo com o empenho que sempre empregas nas tuas arbitragens.

Por ultimo, meu grande amigo Gato, estás e ficarás sempre connosco, parabéns por mais uma época em que prestigiaste a arbitragem do nosso distrito, espero que qualquer dia possamos encontrar-nos e desfrutar duns bons momentos de conversa, acompanhados por uma "loirinha".


Sobre as classificações dos Árbitros de Futsal.

Mandar um grande abraço de parabéns ao meu colega de equipa, João Barracas, da A F Portalegre, pela excelente classificação e consequente subida aos quadros de 1ª Categoria Nacional, não acreditavas e eu sempre disse que irias subir, afinal eu tinha razão e agora não te resta outra alternativa, pagar uma fresquinha para comemorar. O João alcançou a 4ª posição, deixando-me a mim em 25º, o que também não é mau atendendo ao facto de ter sido a minha primeira época nesta categoria.

Ao meu amigo Daniel Lança, A F de Beja, rapaz esforça-te mais um pouco para não teres que passar por tanto stress no final da época, um abraço.

Quero também deixar uma palavra ao João Cordeiro, A F Setúbal, não foi desta, mas para a próxima estás lá, não duvides, abraço.

Deixar por último os meus parabéns, pela subida à 1ª Categoria Nacional, ao Romeu Afonso, A F Castelo Branco, também ele um blogmaster muito activo no seu Vida de Árbitro, que podem consultar aqui ao lado.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Prémios entregues e respectivas votações

















Já falta pouco!!!

Está previsto que a partir do dia 18, 5ª Feira, se saibam as classificações dos árbitros e observadores dos quadros nacionais.
É uma contagem decrescente com os nervos à flor da pele, está em causa o trabalho de toda a época, as aspirações de cada um e aquilo que o futuro nos reserva. Muito se fala e especula, situação mais que normal nestes dias, alguns acertam, outros nem lá perto andam.
Quero desejar, enquanto responsável por este blog e principalmente como amigo, boa sorte a todos e que se concretizem todos os objectivos a que se propuseram no inicio da época.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Nova sondagem em andamento.
Ver ao lado e votar.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O palco, desta vez instalado na Arena D'Évora, o centro de todas as atenções do espéctáculo. Embora para mim, e mais alguns dos presentes, o Teatro Garcia de Resende seja mais acolhedor e emblemático, permitindo um ambiente mais intimista. Na Arena D'Évora a lotação é superior e permite a presença de mais publico a assistir. O local até nem importa muito, o que importa é que a familia do futebol, e futsal, eborense se vá encontrando anualmente para comemorar.
Obrigado por mais uma bonita festa.

Momento musical, com um grupo de três jovens cantores que animaram, e muito bem, por diversas ocasiões a Gala.

Desculpem-me os restantes mas para mim este é o "ás de trunfo" da Gala, Vasco Correia e os seus momentos de humor. Conheço-o há três anos, o mesmo será dizer há três galas, e não me canso de ouvir o seu vastissimo reportório de piadas, um verdadeiro mestre do Stand Up Comedy.

Podem certificar-se aqui: http://videos.sapo.pt/zJ9SpOKYHPIi40pzjuWC

Por acaso alguém me sabe dizer onde é que ele costuma actuar?


(Peço desculpa pela qualidade das fotos, mas foi o que se conseguiu com o que tinha à mão, o telemóvel.)

3ª Gala do Futebol Distrital


Desta vez levei a minha princesa. Está ou não está de gala?!

O principe ficou com a avó, coisas da idade.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

3ª Gala do Futebol Distrital

É já amanhã a 3ª Gala do Futebol Distrital de Évora, à semelhança daquilo que aconteceu nas duas primeiras edições, espera-se uma gala com muita alegria, música e diversão.
Irão também ser distribuídos diversos prémios aos agentes desportivos que mais se destacaram na última época no nosso distrito.
Entre os galardoados, também alguns dos árbitros irão merecer essa distinção. É sem duvida um prémio e um incentivo merecido para aqueles que mais criticados são durante a época desportiva.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Nova sondagem

Desta vez sobre o Futsal de Formação.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Sondagem resultados

Num total de 16 votos, a classificação da arbitragem de futsal, neste Distrito, na época que está a finalizar, pode considerar-se Razoável.

10 votos na avaliação Razoável
5 votos na avaliação Má
1 voto na avaliação Péssima

Vamos trabalhar e melhorar a arbitragem na próxima época, vamos perseguir o objectivo de colocar os votos nas posições imediatamente superiores, ou seja, 62% Boa, 31% Razoável, 6% Má. Mas para que isso aconteça a melhoria deverá ocorrer no seu todo e não apenas no que toca à arbitragem.

Não foi desta

Infelizmente ainda não foi desta que conseguimos colocar mais um árbitro de futsal nas competições nacionais.

A expectativa era enorme e a esperança também, mas no momento crucial o nosso João não conseguiu materializar os seus conhecimentos da forma mais eficiente, reprovando no exame escrito.
Ainda estou triste e desiludido, embora saiba que o João está muito mais. São coisas que acontecem, eu próprio só entrei à terceira, reprovei na primeira, na segunda fui na qualidade de suplente, embora tenha tido aproveitamento não entrei, e à terceira foi de vez.

Amigo, não desanimes, eu sei que é difícil, trabalho é o que se pede, outras oportunidades surgirão. Na próxima época continua a lutar pelos teus objectivos e a arbitrar com a calma e bom senso com que tens agido até aqui.